Fábio Caramuru apresenta EcoMúsica & Tom
Jobim no SESC Santos, dia 17 de maio, sexta-feira, 20h
Programa
Dindi – Tom Jobim Cigarra – Fábio Caramuru A correnteza – Tom Jobim Sapo-cururu – Fábio Caramuru Água de beber – Tom Jobim Bem-te-vi – Fábio Caramuru Amparo – Tom Jobim Anu-branco – Fábio Caramuru Araponga – Fábio Caramuru Chovendo na roseira – Tom Jobim Uirapuru – Fábio Caramuru Quebra-pedra – Tom Jobim Araras – Fábio Caramuru Sabiá – Tom Jobim Sabiá – Fábio Caramuru Tangará – Fábio Caramuru Choro – Tom Jobim Quero-quero – Fábio Caramuru Two kites – Tom Jobim Harpia – Fábio Caramuru
O trabalho do pianista e compositor Fábio Carumuru carrega referências da natureza e das culturas japonesa e brasileira. Nesse concerto, essas inspirações estarão presentes no repertório com músicas de seus álbuns “Conversas de piano com a fauna brasileira” além de obras de Tom Jobim. Dia 17/5, sexta, 20h Teatro do Sesc Santos 750 lugares Ingressos entre R$5,00 e R$17,00 Classificação Livre Informações no site https://www.sescsp.org.br/santos
https://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Tom-Jobim-Sesc-Santos-Fabio-Caramuru.jpg318781fabio caramuruhttps://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2015/10/logo-352-152.pngfabio caramuru2019-04-25 12:11:542019-06-30 10:53:35Fábio Caramuru apresenta EcoMúsica e Tom Jobim no SESC Santos
Assista matéria sobre o “Projeto EcoMúsica”, que foi ao ar em rede nacional na GloboNews, no dia 22 de fevereiro. Na entrevista, realizada em meu estúdio, pude conversar com a jornalista Bete Pacheco sobre esse trabalho ao qual venho me dedicando com todo o carinho nos últimos anos. Há trechos dos três videoclipes dirigidos por Otavio Dias, que contaram com a presença do dançarino Ismael Ivo e da ceramista Hideko Honma, e cenas gravadas no Parque Das Aves e nas Cataratas do Iguaçu.
“É muito importante para o “Projeto EcoMúsica” alcançar uma visibilidade dessa dimensão, pois assim a ideia vai se tornando cada vez mais conhecida pelo público brasileiro”. (Fábio Caramuru)
https://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Fabio-Caramuru-e-Bete-Pacheco-por-Alexandre-Barros.jpg318781fabio caramuruhttps://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2015/10/logo-352-152.pngfabio caramuru2019-03-08 21:08:422023-07-28 01:50:27Bete Pacheco, da GloboNews, entrevista Fábio Caramuru, que fala sobre o Projeto EcoMúsica
O duo Brasil em Dois Pianos, formado pelos pianistas Fábio Caramuru e Marco Bernardo, fará um concerto na Sala São Paulo, domingo, dia 17 de fevereiro de 2019, às 11h, com ingressos gratuitos, dentro da Série de Concertos Matinais, produzida pela Fundação OSESP. Trata-se do sexto concerto do duo nessa importante série musical paulistana. A apresentação promove um instigante diálogo entre os dois pianos, em homenagem a Tom Jobim.
BRASIL EM DOIS PIANOS | DOMINGO 17 DE FEVEREIRO às 11h SÉRIE CONCERTOS MATINAIS 2019 SALA SÃO PAULO – Praça Julio Prestes, 16, São Paulo, SP
INGRESSOS GRATUITOS Reserve aqui. Distribuição gratuita de ingressos a partir das 10h da segunda-feira anterior ao concerto, pela internett ou na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo. Ingressos limitados a quatro por pessoa. Devido à grande procura, recomendamos que verifique se há disponibilidade de ingressos. No dia do concerto, havendo disponibilidade, a distribuição de ingressos será a partir das 10h. Limitado a um ingresso por pessoa. Informações pelo telefone 55 11 3223 3966. Capacidade: 1484 lugares.
Programa
Desafinado (1959) ** Retrato em branco e preto (1965) ** Inútil paisagem (1964) ** Meu amigo Radamés (Arranjo de Radamés Gnattali,1985) Dindi (1959) * Two kites (1980) * Caminho de pedra (1958) ** Foi a noite (1956) ** Eu sei que vou te amar (1959) ** Insensatez (1960) ** Anos dourados (1986) ** Sabiá (1968) * Canta, canta mais (1959)** Chovendo na roseira (1970) * Água de beber (1961) * Samba do avião (1963) ** Águas de março (1972) **
* Arranjos Fábio Caramuru ** Arranjos Marco Bernardo
Mais informações Com Alexandre Barros Echo Promoções Artísticas www.echobr.com.br alex@echobr.com.br
https://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Fabio-Caramuru-e-Marco-Bernardo-na-Sala-Sao-Paulo.jpg318781fabio caramuruhttps://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2015/10/logo-352-152.pngfabio caramuru2019-02-12 15:32:062019-02-13 17:44:42Fábio Caramuru e Marco Bernardo, 17 de fevereiro, 11h, na Sala São Paulo
Série instrumental celebra a obra de Antônio Carlos Jobim em quatro concertos gratuitos.
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 24 a 27 de janeiro de 2019 (quinta a domingo), “Tom Jobim Instrumental”, uma série de concertos com a participação de oito grandes instrumentistas brasileiros em homenagem a Jobim.
Antônio Carlos Brasileiro de
Almeida Jobim, ou simplesmente Tom Jobim (1927-1994), é um dos maiores nomes da
música brasileira.
Notável como compositor, pianista e arranjador, foi um dos
criadores do histórico movimento bossa nova.
Para relembrar e celebrar o seu 92º aniversário, a série “Tom Jobim Instrumental” presta homenagem ao compositor através de quatro concertos dedicados a interpretações de sua obra por grandes nomes da música instrumental brasileira que transitam com autoridade pelo repertório do homenageado.
São 46 obras criteriosamente
escolhidas entre suas mais de 300 composições. Delas, 18 são de autoria
exclusiva de Jobim. As demais foram escritas por Tom e receberam letra de
parceiros como Vinícius de Moraes, Newton Mendonça, Aloysio de Oliveira e Chico
Buarque.
Os concertos têm programas diferentes que serão exibidos em duas apresentações na semana. “É uma grande honra estar à frente de um projeto dedicado à lembrança do maestro soberano, reunindo artistas tão representativos da cultura brasileira”, diz Fábio Caramuru, pianista que assina a direção musical. “Homenagear Tom Jobim é algo que acontece de forma cotidiana e natural, é um prazer inigualável interpretar sua música. A obra de Jobim proporciona uma inesgotável descoberta de sonoridades, talhadas no bom gosto e no equilíbrio, com harmonias, ritmos e melodias essenciais e bastante sofisticados”, conclui.
O
projeto apresentará ainda dois bate-papos sobre Tom Jobim e sua obra. No dia
25, com Fábio Caramuru e Marco
Bernardo e no dia 26 com Fábio
Caramuru e João Marcello
Bôscoli.
BATE PAPOS
No dia 25 (sexta-feira), aniversário de Tom, Fábio Caramuru e Marco Bernardo conversão sobre as influências musicais de Tom Jobim e seus estilos de composição.
No dia 26 (sábado), os temas do bate-papo entre Fábio Caramuru e João Marcello Bôscoli serão a vida e a obra de Tom, a convivência do maestro soberano com grandes nomes da MPB e a música de Jobim no mundo.
PROGRAMAÇÃO
Nos dias 24 (quinta-feira) e 26 (sábado),
Fábio Caramuru, piano, Camilo Carrara, violão, e Toninho Ferragutti, acordeom,
farão apresentações solo, apresentando releituras de temas emblemáticos de Tom
Jobim, como “Chovendo na roseira”, “Dindi”, “Garota de
Ipanema”, “Desafinado”, “Wave” e “Samba do
avião”.
Canções: Água de beber / Chovendo na roseira / Quebra-pedra / A correnteza / Dindi / Two kites / Lígia / Meu amigo Radamés / Sabiá / Garota de Ipanema / Insensatez / A felicidade / Caminhos cruzados / Eu te amo / Corcovado / Samba de uma nota só / Wave / Luísa / Modinha / Passarim / Surfboard / Ela é carioca / Samba do avião / Boto / Choro
Nos dias 25 (sexta-feira) e 27 (domingo), Marco Bernardo, piano, Léa Freire, flauta, Patrícia Ribeiro, violoncelo, Edson Ghillardi, percussão, e Djalma Lima, guitarra, farão apresentações em formações variadas trazendo clássicos como “Olha Maria”, “Gabriela”, “Águas de março”, “Chega de saudade” e “Retrato em Branco e Preto”, entre outros.
Canções: O Morro não tem vez (Favela) / Derradeira primavera / Na hora do adeus / Imagina / Olha Maria / O que tinha de Ser / Gabriela / Borzeguim / Brigas nunca mais / Luciana / Outra vez / Águas de março / Mojave / Lamento no morro / Valsa do Porto das Caixas / Chega de saudade / Retrato em branco e preto / Inútil paisagem / Foi a noite / Eu sei que vou te amar / Anos dourados
SERVIÇO Tom Jobim Instrumental Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próximo à estação Sé do Metrô Data: 24 a 27 de janeiro de 2019 (quinta a domingo) Horário: às 19h15 Informações: (11) 3321 4400 Classificação indicativa: Livre Capacidade: 80 lugares Duração: 70 minutos Entrada Franca: ingressos distribuídos a partir das 9h do dia do evento Acesso para pessoas com deficiência Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Assessoria de Imprensa do Espetáculo Matias José Ribeiro – Gabinete de Comunicação Telefone: (11) 98102 9870 E-mail: matias.ribeiro@gabinete.com.br
https://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Tom-Jobim-Instrumental-Caixa-Cultural-Sao-Paulo-24-a-27-de-janeiro-de-2019.jpg318781fabio caramuruhttps://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2015/10/logo-352-152.pngfabio caramuru2019-01-07 10:15:052019-04-30 11:35:19Caixa Cultural São Paulo apresenta “Tom Jobim Instrumental”
Pianista e compositor apresenta concerto que integra as comemorações dos ‘110 anos da imigração japonesa no Brasil’
18 de novembro de 2018
18h15 | Abertura | Fukuda Cello Ensemble + demonstração de Shodô (escrita japonesa), com o especialista Elcio Yokoyama
19h | Concerto | EcoMúsica Brasil – Japão
Música e meio ambiente estão intimamente relacionados no concerto “EcoMúsica | Brasil-Japão”, que o pianista e compositor Fábio Caramuru apresentará no Auditório Ibirapuera, como parte das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrando também os 62 anos da Aliança Cultural Brasil-Japão, instituição consagrada de educação e cultura, fundada pelo poeta Guilherme de Almeida.
Na ocasião, o músico interpretará 20 composições de seus dois álbuns, ‘EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira’ (2015) e ‘EcoMúsica | Aves’ (2018), além de projetar três novos videoclipes: Harpia (lançado em agosto), Araras (lançado em setembro) e Hidorigamo (a ser lançado durante o concerto), todos dirigidos por Otavio Dias. A apresentação foi concebida em colaboração com a artista visual Cecilia Lucchesi, que criou videoartes a serem projetadas, bem como a direção de cena.
EcoMúsica | Harpia foi composta especialmente para três elementos: a ave de rapina, as Cataratas do Iguaçu e o coreógrafo/dançarino Ismael Ivo, que protagoniza o vídeo com Fábio Caramuru, concretizando uma “trilha imagética”, cuja ideia surgiu em 2016, em uma visita às Cataratas do Iguaçu, quando, o músico também tomou conhecimento do trabalho que vem sendo realizado para a preservação do pássaro, ameaçado de extinção no Paraná, no ‘Refúgio das Aves’: “A imponência da ave associada à grandiosidade das Cataratas do Iguaçu encontram perfeita ressonância com a sensibilidade do bailarino Ismael Ivo”, diz Caramuru.
Fábio Caramuru e Ismael Ivo – EcoMúsica Harpia -Cataratas do Iguaçu
Inteiramente filmado no Parque das Aves, localizado em Foz do Iguaçu, o videoclipe EcoMúsica | Araras mostra o pianista em meio às araras, interagindo com os sons das aves, gravados in loco. A música de Fábio Caramuru, criada especialmente para o vídeo, é baseada na obra “Il neige” (1902), escrita pelo compositor Henrique Oswald. No início, há a reprodução literal da icônica obra de Oswald, expandindo-se para a improvisação a partir do momento em que a câmera focaliza o voo das araras. Nas filmagens, foi utilizado um piano histórico Schiedmayer & Söhne (Stuttgart), de 1925.
Já em EcoMúsica | Hidorigamo Fábio Caramuru divide um momento especial de criação com a nipo-brasileira Hideko Honma, ceramista reconhecida pela beleza de suas peças utilitárias. O tema musical integra o CD ‘EcoMúsica | Aves’, lançado em abril deste ano no Brasil e no Japão, pelo selo Flau. Para esse terceiro videoclipe, foi utilizado um piano da marca japonesa Shigeru Kawai.
Completam o programa outros temas inspirados em aves do Japão: Komadori, Zuakaaobato, Kakkou, Ikaru, Aobato, Kohakuchou, Chuushakushigi, Hototoguisu e outros em homenagem à fauna brasileira, como Bem-te-vi, Quero-quero, Tangará, Uirapuru, Anu-branco, Cigarra, Araras, Sapo-cururu e Sabiá.
O pianista e compositor Fábio Caramuru (1956) especializou-se em Paris, com bolsa do governo francês, na década de 1980, com a lendária pianista Magda Tagliaferro. Ganhador de diversos prêmios, vem atuando regularmente no Brasil, Estados Unidos, Ásia e Europa, em concertos solo e com orquestra. Após dedicar-se por muitos anos a uma carreira pianística convencional, realizando recitais e concertos com repertório tradicional, ampliou sua atuação a partir de um trabalho de pesquisa e criação de arranjos e gravações da música do compositor brasileiro Tom Jobim, em 1997, tendo realizado um mestrado na Universidade de São Paulo sobre o tema.
Criou, juntamente com o pianista Marco Bernardo, o duo ‘Brasil em Dois Pianos’, dedicado ao repertório brasileiro e passou também a desenvolver, desde 2003, um trabalho autoral diferenciado, com o lançamento dos CDs ‘Moods Reflections Moods’ e ‘Bossa in the Shadows’.
Destacam-se em sua carreira de solista concertos no ‘Europalia International Arts Festival’, com a Brussels Phillharmonic, com a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Jazz Sinfônica, no Brasil, além de apresentações no Zinc Bar, em New York, o Jazz Club Moods, em Zurique, no Festival Internacional de Jazz de Havana, Cuba, entre outras.
Seu ‘Projeto EcoMúsica’, uma iniciativa artística pioneira, tem como base os sons da natureza. A música é criada sempre a partir do som de algum animal. Trata-se de um projeto contínuo, com a proposta de realizar gravações em áudio, em vídeo e produzir concertos ao vivo relacionados à natureza, unindo música e meio ambiente. A inovação do projeto é marcante, já que as criações não são meramente ilustradas pelos sons e imagens da natureza, mas sim concebidas a partir desses elementos, em um processo de verdadeira interação e sintonia.
O projeto já lançou os álbuns ‘Ecomúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira’ (2015) e ‘EcoMúsica | Aves’ (2018). O primeiro, como o próprio nome diz, traz conversas do piano com diversos animais encontrados no Brasil – aves, insetos e anfíbios. O segundo traz os sons de 20 diferentes aves que sobrevoam o território japonês. ‘EcoMúsica | Aves’ foi totalmente inspirado na turnê que Fábio Caramuru fez no Japão, em 2017.
Nos concertos ao vivo, as estruturas e os motivos musicais dos áudios gravados são recriados, interagindo com as vocalizações dos animais e imagens projetadas em telão. Os vídeos EcoMúsica tem sido filmados em locações instigantes, como por exemplo as Cataratas do Iguaçu, montanhas do Rio de Janeiro e do interior do Brasil.O ‘Projeto EcoMúsica’ vem se destacando mundialmente, alcançando muitas visualizações nas redes sociais e atraindo um público bastante diversificado aos concertos realizados. A iniciativa promove aspectos abrangentes e de bastante relevância para o futuro do Brasil, uma vez que vem evidenciando de forma criativa a questão da preservação do meio ambiente e da cultura do país. Ao contar com a participação de renomados convidados especiais de outras áreas artísticas, além de crianças e adolescentes de comunidades carentes nos videoclipes, o projeto é aglutinador e revela a preocupação com questões educativas e sociais, indispensáveis para o desenvolvimento do Brasil.
‘EcoMúsica | Aves’ (2018, Flau Japan)
‘EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira’ (2015, 2016 – Flau Japan)
‘Tom Jobim por Fábio Caramuru’ (2007, 2017 – Flau Japan)
‘Dó Ré Mi Fon Fon’ (2002, 2017, Flau Japan)
‘Bossa in the Shadows’ (2007 – Labor Records, NY)
‘Moods Reflections Moods’ (2004 – Echo)
‘Especiarias do Piano Paulista’ (1999 – Echo)
‘Tom Jobim Piano Solo’ (1997 – Master Class )
Atividades que precedem o concerto, no foyer do Auditório Ibirapuera, a partir das 18h15h
O Fukuda Cello Ensemble interpreta o ‘Bolero’ de Maurice Ravel, que fez parte do programa do Concerto “Alma Latina” do grupo, realizado recentemente em São Paulo. Simultaneamente ao concerto, haverá uma demonstração de Shodô (escrita japonesa), com o especialista Elcio Yokoyama.
O Fukuda Cello Ensemble foi criado em 2006 por Ricardo Fukuda, a partir do desejo de sua classe de alunos de tocar e se apresentar em grupo, fazendo parte dos Grupos de formação do Instituto Fukuda.
Ricardo Fukuda, também violoncelista, atua como coordenador artístico e maestro preparador , também integra o grupo. Formado por quatorze alunos de violoncelo do Instituto Fukuda, o Fukuda Cello Ensemble tem uma proposta dinâmica. Transita livremente entre o erudito e o popular, explorando as possibilidades técnicas, a ampla tessitura e os timbres dos violoncelos. O objetivo é o de ampliar e desenvolver a percepção da prática de conjunto.
Elcio Y. Yokoyama é arquiteto, urbanista, calígrafo em Shodô e empresário. Foi aluno do grande mestre de Shodô Nampo Kurachi durante 25 anos e é considerado seu discípulo. Iniciou a caligrafia japonesa aos 7 anos de idade e após 2 anos foi incentivado pelo Mestre para treinar aos domingos. Nesse ano completa 30 anos de estudo da arte milenar e há 13 anos participa de eventos sem fins lucrativos para divulgar a cultura japonesa, em especial, a caligrafia japonesa (Shodô).
SERVIÇO:
EcoMúsica Brasil-Japão com Fábio Caramuru
18 NOV 2018
Abertura da casa: 17h30
Abertura no foyer com: Fukuda Cello Ensemble (Orquestra de Violoncelos), com Ricardo Fukuda e demonstração de Shodô (escrita japonesa), com o especialista Elcio Yokoyama: 18h15
Concerto EcoMúsica Brasil-Japão com Fábio Caramuru: 19h00
duração: 70 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
[/][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][livre para todos os públicos]
As vendas serão realizadas nos canais da Ingresso Rápido e na bilheteria do Auditório Ibirapuera.
Horários da bilheteria:
Sextas-feiras e sábados, das 13h às 22h.
Domingos, das 13h às 20h.
Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Desde 2011, o Auditório Ibirapuera é gerido pelo Itaú Cultural, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O Instituto e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo renovaram o convênio de gestão, vigente até 31 de dezembro de 2019. O trabalho inclui a gestão da Escola do Auditório, voltada à formação de música para estudantes da rede pública de ensino da capital. Esta parceria público-privada de cultura e formação já impactou mais de um milhão e meio de espectadores.
Capacidade: 806 lugares
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Ar-condicionado. Acesso a pessoas com deficiência. Proibido fumar no local.
Estacionamentos / Transporte:
Estacionamento do Parque Ibirapuera, sistema Zona Azul – R$ 5 por duas
horas. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h
O Auditório Ibirapuera não possui estacionamento ou sistema de valet. O estacionamento do Parque Ibirapuera é Zona Azul e tem vagas limitadas. Sugerimos que venha de táxi ou transporte público.
Boaventura Comunicação Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer Assessoria de imprensa I Comunicação e relacionamento
No dia 14 de setembro, o pianista e compositor Fábio Caramuru lançou o seu mais recente videoclipe, ‘EcoMúsica | Araras’.
Inteiramente filmado no Parque das Aves, com o apoio dessa instituição, localizada em Foz do Iguaçu, o videoclipe foi dirigido por Otavio Dias, e mostra o pianista em meio às araras do parque, interagindo com os sons das aves, gravados in loco.
A música de Fábio Caramuru, criada especialmente para o vídeo, é baseada na obra “Il neige” (1902), escrita pelo compositor Henrique Oswald. No ínicio, temos a reprodução literal da bela obra de Oswald, expandindo-se para a improvisação a partir do momento em que a câmera focaliza o voo das araras. Nas filmagens, foi utilizado um piano histórico Schiedmayer & Söhne (Stuttgart), de1925. Segundo Caramuru, o roteiro é a expressão de uma metáfora da liberdade de voo no processo de criação e interpretação musicais.
‘EcoMúsica | Araras’ é o quinto videoclipe da série EcoMúsica, iniciada em 2016, dedicada à fauna da mata atlântica e o segundo realizado em Foz do Iguaçu. Os videoclipes, todos disponíveis no canal de Caramuru, no Youtube, foram filmados em locações instigantes: uma fazenda no interior de São Paulo (Cigarra, 2016), um forte no alto de uma montanha na cidade do Rio de Janeiro (Tico-tico,2017), nas montanhas de Campos do Jordão (Bem-te-vi,2018), e nas Cataratas do Iguaçu, com o coreográfo e dançarino Ismael Ivo (Harpia, 2018). A música dos vídeos foi criada especialmente para cada ocasião, conectando as paisagens aos sons dos animais, gerando assim o roteiro imagético. Nessas oportunidades, o pianista costuma também atuar dialogando com outros artistas, já tendo contracenado com dois coros de crianças e adolescentes e com um dançarino.
Sobre o Parque das Aves
Quem visita Foz do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu não pode deixar de conhecer o Parque das Aves, o segundo atrativo mais visitado da cidade, que recebe mais de 800 mil pessoas por ano.
No local é possível ficar muito próximo de diversas aves, entre tucanos, araras, guarás, flamingos e papagaios. O passeio é feito por uma trilha calçada e de fácil acesso, com 1,5 km de extensão, em meio à rica e exuberante Mata Atlântica.
O ‘Projeto EcoMúsica’, uma iniciativa pioneira criada pelo pianista e compositor Fábio Caramuru, vem sendo desenvolvido há alguns anos e tem como proposta gravações em áudio, vídeo e produção de concertos ao vivo relacionados à natureza, unindo música e meio ambiente. A inovação do projeto é algo marcante, já que as criações não são meramente ilustradas pelos sons e imagens da natureza, mas sim concebidas a partir desses elementos, em um processo de verdadeira interação e sintonia.
‘EcoMúsica | Harpia’ é o quarto videoclipe da série, desta vez produzido com recursos incentivados pelo MinC, patrocinado pelo Itaú, com apoio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, do Parque Nacional do Iguaçu e do ICMBIO.
Nesse trabalho, gravado em julho de 2018 nas Cataratas do Iguaçu, Paraná, Caramuru contracena com o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, tendo como base uma criação musical composta especialmente para a ocasião, um tributo ao gavião real, harpia.
“A música de ‘Ecomúsica Harpia’ foi composta especialmente para três elementos majestosos e indissociáveis no projeto: a ave de rapina, as Cataratas do Iguaçu e o bailarino Ismael Ivo. Assim, o videoclipe dirigido por Otavio Dias é a concretização da “trilha imagética” de um conceito musical.
A ideia surgiu em dezembro de 2016, quando visitei as Cataratas do Iguaçu. Na ocasião, também tomei conhecimento do importante trabalho que vem sendo realizado para a preservação da Harpia no Refúgio das Aves, em Itaipu. A ave, que tradicionalmente habita o Parque das Cataratas, está ameaçada de extinção no Paraná. A imponência da harpia e das Cataratas do Iguaçu encontram perfeita ressonância com a sensibilidade do bailarino Ismael Ivo” (Fábio Caramuru).
Gravado no Parque Nacional do Iguaçu | Foz do Iguaçu, Julho, 2018
Concepção, música e performance ao piano | Fábio Caramuru
Coreografia e performance de dança | Ismael Ivo
Direção, fotografia, montagem | Otávio Dias
Gravação de áudio | Adonias Souza Jr. | Estúdio Arsis
Produção executiva | Alexandre Barros | Echo Promoções Artísticas
Sons da Harpia cedidos pela FNJV Unicamp | Fonoteca Neotropical Jacques Vieillard
Piano utilizado no vídeo | Schiedmayer & Söhne | Stuttgart | 1925
https://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Fabio-Caramuru-e-Ismael-Ivo-EcoMusica-Harpia-Cataratas-do-Iguacu.jpg318781fabio caramuruhttps://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2015/10/logo-352-152.pngfabio caramuru2018-08-07 15:21:112023-07-28 01:50:30Fábio Caramuru e Ismael Ivo – Novo videoclipe EcoMúsica Harpia – Cataratas do Iguaçu
Fábio Caramuru lança EcoMúsica | Aves, álbum que dá sequência a seu projeto EcoMúsica
O lançamento oficial de EcoMúsica | Aves acontece em concerto gratuito na Sala São Paulo, no domingo 15 de abril, às 11 horas. O concerto terá participação especial do coro Meninas Cantoras de Campos do Jordão, grupo com o qual Fábio Caramuru acaba de gravar mais um videoclipe do projeto EcoMúsica e do violonista Daniel Murray. Imagens de videoarte foram criadas especialmente para a ocasião pela artista Cecilia Lucchesi.
O novo EcoMúsica | Aves é mais um capítulo no voo de internacionalização do projeto EcoMúsica. O álbum, cuja ideia nasceu durante o período passado por Fábio Caramuru no Japão, foi gravado poucos meses depois de sua chegada. Caramuru faz questão de dizer que não foi um trabalho encomendado. “É, sim, meu sincero tributo à incrível cultura japonesa.” O lançamento deste CD recebeu a chancela das Comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, constando como um dos projetos oficiais.
Marca oficial dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, 2018
EcoMúsica | Aves chega ao mercado brasileiro neste mês de abril – o lançamento é marcado pela realização de um concerto na Sala São Paulo. No segundo semestre haverá também o lançamento no Japão. O novo trabalho de Caramuru tem apoio institucional da Aliança Cultural Brasil Japão e patrocínio do restaurante Kinoshita.
A partir de uma oferta de 40 sons de aves, gravações fornecidas pela Japan Bird Research Association, Caramuru selecionou vinte, “com os cantos que melhor se ajustavam ao conceito do projeto”. Entre os pássaros escolhidos estão o Uguisu, um rouxinol; o Zuakaaobato, pombo que canta como se ecoasse os tons da flauta shakuhachi; o Hashibosogarasu, um corvo; o Kakkou, um cuco; e o Toratsugumi, cujo canto evoca os batimentos do coração. No material gráfico do disco são apresentadas figuras de todos os pássaros. E, além dos nomes em japonês, encontra-se também seus nomes usuais em inglês e a nomenclatura científica.
A música que se ouve em EcoMúsica | Aves acaba sintetizando toda a vida musical de Fábio Caramuru, pianista que começou sua carreira na música clássica, dedicou-se por longo tempo ao repertório tradicional e brasileiro e, progressivamente, passou a investir também no trabalho de composição. Além de expressar seu amor incondicional pela natureza, o novo trabalho é uma síntese de todas as suas vivências musicais. Há momentos em que suas criações revelam traços da música europeia, em outros vibram sonoridades de Guarnieri, Villa-Lobos e Jobim.
Fábio Caramuru destaca que, mais do que um projeto brasileiro EcoMúsica | Aves é um trabalho universal. A produção do álbum envolveu profissionais de três continentes: Brasil (criação e gravação), Japão (sons das aves cedidos pela Japan Bird Research Association, projeto gráfico do designer Ryuto Miyake e gravadora Flau Records) e Estados Unidos (textos do encarte escritos pelo crítico Todd B. Gruel).
Meninas Cantoras de Campos do Jordão e Daniel Murray
Lançamento do vídeo Bem-te-vi – O concerto a ser realizado na Sala São Paulo, em 15 de abril, às 11 horas, marca não apenas o lançamento do álbum EcoMúsica | Aves. Na mesma ocasião estará sendo também lançado o “Bem-te-vi”, mais um videoclipe de Fábio Caramuru da série que vem fazendo no percurso do projeto EcoMúsica, todos eles com instigantes diálogos entre a música e a natureza brasileira. Este novo vídeo, a cargo do cinematógrafo Otavio Dias, apresenta Caramuru e as Meninas Cantoras de Campos do Jordão, coro infanto-juvenil criado em 2016 pela AMECampose patrocinado pelo Hotel Toriba, tendo como padrinhos o Boulevard Genève, a Escola Professora Dora Lygia Richieri, a Pousada das Hortênsias, o Restaurante Matherhorn, o Restaurante Baden Baden e o apoio da Sea Frei Orestes Girardi. O grupo, com 19 meninas de escolas públicas e privadas da cidade, com idades entre 10 e 17 anos, tem direção musical da mezzo-soprano e professora Mere Oliveira.
Meninas Cantoras de Campos do Jordão, Mere Oliveira e Fábio Fagundes, Hotel Toriba, 2018
No dia 15, o coro lançará seu álbum de estreia, o CD Meninas Cantoras de Campos do Jordão. Pela primeira vez cantando em São Paulo, e no mais cobiçado palco clássico paulistano, as Meninas Cantoras de Campos do Jordão abrem o concerto cantando um tema folclórico congolês. Depois, participam, junto com Fábio Caramuru ao piano, cantando “Bem-te-vi”, música que faz parte do álbum EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira, e também integra o CD lançado pelo coro jordanense.
O repertório escolhido por Caramuru, relacionado ao seu projeto autoral, tem oito das músicas de EcoMúsica | Aves e mais oito de Conversas de um piano com a fauna brasileira. Em duas das obras haverá a participação especial do violonista Daniel Murray.
CONCERTOS MATINAIS
FÁBIO CARAMURU, piano MENINAS CANTORAS DE CAMPOS DO JORDÃO DANIEL MURRAY, violão CECILIA LUCCHESI, videoarte
SALA SÃO PAULO Praça Júlio Prestes 16, Campos Elíseos Tel. 11 3223 3966 Domingo | 15 de abril | 11 horas
Meninas Cantoras de Campos do Jordão
Mere Oliveira, regência / Fábio Fagundes, piano
Canção do folclore do Congo, de autor anônimo
Olélé Moliba Makasi
Fábio Caramuru, piano
Fábio Caramuru (1956)
Komadori
Zuakaaobato
Hidorigamo
Kakkou
Ikaru
Kohakuchou – participação de Daniel Murray, violão
Chuushakushigi
Hototogisu
Bem-te-vi – participação das Meninas Cantoras de Campos do Jordão – arranjo vocal Mere Oliveira e Fábio Fagundes
Quero-quero
Tangará
Uirapuru – participação de Daniel Murray, violão
Anu-branco
Cigarra
Sabiá
Sapo-cururu
Ingressos:ENTRADA FRANCA
Distribuição gratuita de ingressos a partir das 10h da segunda-feira anterior ao concerto (9 de Abril), pela internet ou na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo.
Ingressos limitados a quatro por pessoa. Devido à grande procura, recomendamos verificação da disponibilidade de ingressos.
No dia do concerto, havendo disponibilidade, a distribuição de ingressos será a partir das 10h. Limitada a um ingresso por pessoa.
https://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Capa-CD-EcoMusica-Aves-Fabio-Caramuru.jpg318781fabio caramuruhttps://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2015/10/logo-352-152.pngfabio caramuru2018-03-21 20:17:572023-07-28 01:50:30Novo álbum EcoMúsica | Aves, Sala São Paulo, 15 de abril
O duo Brasil em Dois Pianos se apresenta no Esporte Clube Pinheiros, sábado, dia 10 de março de 2018, às 20h30.
Formado por renomados artistas, o duo criado por Fábio Caramuru e Marco Bernardo vem se dedicando à divulgação da música brasileira, adaptada para dois pianos ou em arranjos solo.
Fábio Caramuru é um dos maiores especialistas do Brasil em Tom Jobim, tema de seu mestrado pela ECA-USP. Lançou em 2007 o CD duplo Piano – Tom Jobim por Fábio Caramuru.
Marco Bernardo, por sua vez, é nome de referência no país quando se trata do legado de Radamés Gnattali. Em 2012, lançou o CD duplo Radamés Gnattali: Integral dos Choros para Piano Solo.
Convites: Associados R$ 25,00
Convidado de associado R$ 45,00
Vendas na Central de Atendimento
Esporte Clube Pinheiros
Rua Angelina Maffei Vita, 493 | Jardim Europa
São Paulo | SP
Informações | 11 3598 9700 ou http://www.ecp.org.br/
https://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Esporte-Clube-Pinheiros.jpg318781fabio caramuruhttps://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2015/10/logo-352-152.pngfabio caramuru2018-03-07 23:14:102018-03-07 23:18:32Fábio Caramuru e Marco Bernardo se apresentam no Clube Pinheiros, 10 de março de 2018
O violoncelista francês Victor Julien-Laferrière, vencedor, em 2017, do célebre Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, realiza, de 26 de abril a 10 de maio de 2018, uma turnê por cinco cidades brasileiras: Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e e Curitiba.
A turnê se realiza sob coordenação de Cristina Barros Greindl, brasileira radicada em Bruxelas desde 1987, conta com direção artística do pianista Fábio Caramuru e produção da Echo Promoções Artísticas. O patrocínio é das empresas Engie, Peróxidosdo Brasil e Fundação BNP Paribas.
Turnê inédita com violoncelista francês, em cinco cidades do Brasil
26 de abril | quinta | 20h30 | Concerto
27 de abril | sexta | 20h30 | Concerto
Belo Horizonte | MG | Sala Minas Gerais
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais Marcos Arakaki | Regente
Ingressos | de R$ 50,00 a R$ 116,00 (com meia-entrada)
Informações | 31 3219 9000 ou filarmonica.art.br
Schumann
Genoveva, op. 81: Abertura Elgar
Concerto para violoncelo em mi menor, op. 85 Shostakovich
Sinfonia nº 5 em ré menor, op. 47
2 de maio | quarta | 20h | Recital * Florianópolis | SC | Teatro Governador Pedro Ivo
Rodovia SC 401, Km 15, n° 4600
Grátis
6 de maio | domingo | 12h | Concerto
São Paulo | SP | Theatro Municipal de São Paulo Praça Ramos de Azevedo s/nº | Centro Orquestra Sinfônica Heliópolis Isaac Karabtchevsky | Regente
Tchaikovsky
Variações Sobre Um Tema Rococó, op. 33 Dvorák
Sinfonia nº 6 em Ré Maior, op.60
8 de maio | terça | 21h | Recital *
São Paulo | SP | Auditório do MASP Av. Paulista, 1578 | Bela Vista
Ingressos | R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia
Informações | 11 3149 5920
9 de maio | quarta | 20h | Recital * Rio de Janeiro | RJ | Sala Cecilia Meireles
Largo da Lapa, 47 | Centro
Ingressos R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada) www.ingressorapido.com.br Informações | 21 2332 9223
10 de maio | quinta | 20h | Recital * Curitiba| PR | Capela Santa Maria
R. Conselheiro Laurindo 273 | Centro
Ingressos | R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Informações | 41 3321-2840
* Nos recitais, o violoncelista Victor Julien-Laferrièrre será acompanhado pela pianista Araceli Chacon, apresentando o programa abaixo:
Schumann
5 peças em estilo folclórico, op.102 Dvorak
Rondó em sol menor para violoncelo e piano, op. 94, B. 171
Waldesruhe nº 5 (Bosque silencioso), op. 68
Dança eslava nº 8 em sol menor, op. 46 Grieg
Sonata em lá menor para violoncelo, op.36
Victor Julien-Laferrière, violoncelista
Nascido em Paris em 1990, Victor Julien-Laferrière começou a estudar violoncelo com René Benedetti e, em seguida, se aprimorou com Roland Pidoux, no Conservatório de Paris, com Heinrich Schiff, na Universidade de Viena, e com Clemens Hagen, no Mozarteum, em Salzburgo. Também participou de 2005 a 2011 da International Music Academy, de Seiji Ozawa, na Suíça.
Em 2017, Laferrière venceu o Concurso Rainha Elisabeth, em Bruxelas, após ter obtido também o primeiro lugar em dois prêmios especiais, em 2012, na Prague Spring International Competition.
O violoncelista se apresentou como solista com a Orquestra Filarmônica da Rádio da França, com a Orquestra de Câmara de Paris, com a Filarmônica de Bruxelas, com a Orquestra de Câmara de Valônia, com a Orquestra Nacional da França, entre outras. Também foi convidado do Concertgebouw de Amsterdam, do Theatro dos Champs Elysées, da Filarmônica de Essen, do Auditório do Louvre, do Palácio de Belas Artes de Bruxelas, bem como de festivais como o Musicaux de Gstaad, do Mecklenburg-Vorpommern, do Museu de Louisiana, da Rádio France de Montpellier, do Autunno Musicale di Caserta, de Tokyo etc.
Laferrière é também um camerista bastante requisitado, tendo se apresentado ao lado de Augustin Dumay, Renaud Capuçon, Adam Laloum, Jonas Vitaud, Raphaël Sévère, Lise Berthaud, Quatuor Strada, entre outros. Fundou, em colaboração com Adam Laloum e Mi-Sa Yang, o “Trio les Esprits”, que assinou um contrato exclusivo com a Sony Music. Suas Sonatas para Clarinete de Brahms, gravadas pelo trio (com Adam Laloum e Raphaël Sévère), receberam o Diapasão do ano de 2015, e uma nota excelente na revista Télérama. Seu último trabalho foi lançado em 2016, com o pianista Adam Laloum (Mirare): Sonatas para Violoncelo de Debussy, Franck e Brahms, tendo também recebido o Diapasão de 2017, uma excelente nota na Télérama, bem como o CHOC pela revista Classica.
https://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Victor-Julien-Laferriere-by-Natacha-Colmez.jpg318781fabio caramuruhttps://fabiocaramuru.com.br/wp-content/uploads/2015/10/logo-352-152.pngfabio caramuru2018-02-28 08:14:432018-05-18 14:27:05Violoncelista francês Victor Julien-Laferrière realiza turnê inédita pelo Brasil