Lançamento do projeto EcoMúsica | Memorial da América Latina

Fábio Caramuru realiza o lançamento do Projeto EcoMúsica,  tocando arranjos originais no piano que pertenceu a Magda Tagliaferro.

O Projeto EcoMúsica consiste em uma série de filmes artísticos e apresentações temáticas norteadas pela interação entre música, sons e imagens da natureza brasileira. A iniciativa será desenvolvida em diversas etapas, ao longo dos próximos anos, apresentando-se como um projeto cultural fortemente atrelado aos ecossistemas brasileiros.

 

Os dois primeiros temas a serem realizados em 2013 serão o EcoMúsica Aves Brasileiras e o EcoMúsica Mata Atlântica.

Patrocínio | Sertrading

O projeto EcoMúsica, concebido e protagonizado pelo pianista Fábio Caramuru, consiste em uma série de filmes artísticos e apresentações temáticas norteadas pela interação entre música, sons e imagens da natureza brasileira. O projeto tem o apoio oficial do Ministério do Meio Ambiente e será desenvolvido em diversas etapas, ao longo dos próximos anos, apresentando-se como uma iniciativa cultural fortemente atrelada à revelação dos aspectos dos ecossistemas brasileiros. Os dois primeiros temas a serem realizados são EcoMúsica Natureza Brasileira (Ecossistemas) e EcoMúsica Mata Atlântica.

“Existe algo mais gratificante e recompensador para um artista do que reunir suas grandes paixões em um único projeto? Esse é meu estado de espírito ao estar completamente envolvido com o projeto de toda uma vida: o EcoMúsica. O projeto nasceu quando estive pela primeira vez na fazenda Sant’Anna de Monte Alegre, na cidade de São Carlos, coração do estado de São Paulo, convidado pelos proprietários da fazenda para fazer um concerto, juntamente com o contrabaixista Pedro Baldanza. A região é muito característica, pois ainda guarda fortes traços dos áureos tempos das fazendas de café. Com diversas edificações do século XIX, criteriosamente restauradas, a fazenda exibe um dos mais belos projetos de paisagismo que conheço, preservando árvores frondosas centenárias, pomares de jabuticabeiras, pitangueiras, mangueiras e outras tantas frutas, extensos e repousantes gramados, fontes, cursos d’água, instigantes paginações de pisos externos e, como se não bastasse, ainda abriga um posto de recuperação de aves silvestres, monitorado pelo IBAMA. Inúmeras espécies de aves, tais como araras, papagaios, tucanos, corujas, entre outras – após serem tratadas em viveiros – são devolvidas à natureza, mas, como o lugar é realmente paradisíaco, muitas delas continuam circulando pela região, surpreendendo as pessoas que visitam a fazenda. Ali, é muito comum ser presenteado com a inesperada aparição de uma arara azul no banco em que você está sentado, apreciando a paisagem. Ainda mais agradável é ouvir a algazarra multi sonora daquele bando de aves circulando livres e tão próximas, íntimas como se fossem amigas de longa data. Voltando para o motivo da minha visita à fazenda, nossa apresentação foi realizada em uma sala de concertos especial, uma antiga tulha restaurada, muito bem equipada com um piano de cauda e uma vista de tirar o fôlego. Como músicos brasileiros e improvisadores que somos, logo imaginamos como seria a experiência de realizar um trabalho artístico interagindo com tudo aquilo. Vislumbramos temas inéditos que poderiam surgir mesclados àquela exuberância de sonoridades das aves e da natureza, bem como a beleza das locações. Imaginei levar um piano para interagir com todos aqueles sons e paisagens, realizando um registro cinematográfico inédito. Assim nasceu um projeto artístico a ser desenvolvido a longo prazo e em diversas edições, focalizando diferentes temas e ecossistemas brasileiros.

Pianistas Guiomar Novaes e Magda Tagliaferro

Acho a maior bobagem essa rixa criada pelos fãs das duas maiores pianistas brasileiras.
Magda Tagliaferro (1893-1986) era carioca e tinha uma personalidade extrovertida e exuberante. Já a paulista Guiomar Novaes (1894-1979) era discreta e recatada. Ambas eram amigas e se admiravam. As duas foram artistas de primeira grandeza!

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Magda Tagliaferro (1893-1986)

[/][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Guiomar Novaes (1894-1979)

Igualmente boba é a rixa entre paulistas e cariocas!

Cristo Redentor

[/][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Sala São Paulo

[/][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Cartão de Magda Tagliaferro para Fábio Caramuru | dezembro 1977

“Querido Fábio, obrigada pela lembrança e mil felicitações pelo êxito no Concurso Guarnieri. Aqui vão meus efusivos votos pela continuação do seu ótimo estudo e dos êxitos que você merece. Afetuosamente, Magda Tagliaferro”.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

 

Recital com pianista Fábio Caramuru | 6 de fevereiro de 2013 | às 21h


Fábio Caramuru | Piano Solo
Tom Jobim, Villa-Lobos, Baden Powell, Piazzolla

CLUB RESERVA
Jan Breydelstraat 32
BE 9000 Gent

Information:
infoclubreserva.be
tel.: +32 (0) 487 88 03 88

Program (main):
wasoclubreserva.be
tel.: +32 (0) 486 28 80 51

 

Sobre Gent *

Capital da província de Flandres Oriental, Gent nasceu de um assentamento celta na confluência dos rios Lys e Scheldt, na Idade Média. Chegou a ser uma das cidades mais ricas e prósperas do norte da Europa. Hoje é a terceira maior cidade da Bélgica e tem pouco mais de 200 mil habitantes. Não é uma cidade muito grande, mas seu esplendor arquitetônico se mantém tão bem preservado que é considerada a “pérola de Flandres”. Além disso, animação não falta por ali. Gent se orgulha de ser uma cidade universitária, cheia de jovens, alegre, movimentada por festivais de música e cinema.

É verdade que ela é bem menos visitada do que a vizinha famosa Bruges, mas nem por isso menos charmosa. Repleta de canais espelhados e antigas edificações, seu astral conquista de cara aqueles que por ali se aventuram.

Fonte: http://www.viajarpelomundo.com/2011/03/gent-perola-de-flandres.html

[/][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Fábio Caramuru em Havana, Cuba

20 de diciembre en La Casa de la Cultura de Plaza
21 de diciembre en El Hotel Melía Cohiba

Fábio Caramuru | Piano Solo

Programação completa:

DÍA 20 JUEVES

TEATRO MELLA
Hora: 8:30pm
Chucho Valdés e invitados:
Roberta Gambarini
Roy Hargrove
Director Musical: Chucho Valdés

CASA CULTURA PLAZA
Hora: 9:00pm
Fabio Caramuru (Brasil)
Jimmy Sommers (EU)
Carlos Averhoff Jr.
Will Magid Trio (EU)
Achy Lam y Afrocuba
Will Campa
Director Artístico: Achy Lam

CAFÉ TEATRO BERTOL BRECH
Hora: 11:00pm
Arthur O’Farrill (EU)
Rolando Luna.

HOTEL MELIA COHIBA
Hora: 11:00pm
Jimmy Somers (EU)
Ivan Mazuze (Noruega)
Jorge Luis Pacheco

 

DÍA 21 VIERNES

TEATRO MELLA
Hora:8:30pm
Joaquín Betancourt y la Jóven Jazz Band e invitados
Arthur O’Farrill (EU)
Friends University Jazz Band (EU)
Rolando Luna
Director Musical: Joaquín Betancourt

CASA CULTURA PLAZA
Hora: 9:00pm
Presentación de mujeres en el Jazz
Daymé Arocena
Bellita y su Jazz Tumbatá
Xiomara Laugart
Yissy García
Anacaona

TEATRO BERTOLT BRECHT
SALA TITO JUNCO
Hora: 7:00pm
Ivan Mazuze (Noruega)
Lázaro Valdés y SonJazz
Grupo Abdón Alcaraz (España)
Julito Padrón
Bobby Carcasses

JARDINES DEL MELLA
Hora: 6:00pm
Pie Grande (México)
Síntesis y Jane Bunett (EU)

HOTEL MELIA COHIBA
Hora: 11:00pm
Fábio Caramuru (Brasil)
Alejandro Falcón y Luna Manzanares

 

DÍA 22 SABADO

TEATRO MELLA
5:00pm –
Nachito Herrera y la Orquesta Sinfónica Nacional de Cuba
Director Musical: Roberto Chorens

8:30pm –
César López y Habana Ensemble
Mezcla
Emilio Morales
Roberto Fonseca
Director Musical: Pablo Menéndez

CASA CULTURA PLAZA
Hora: 9:00pm
Grupo Abdón Alcaraz (España)
Jesús Fuentes y Sto. Tomás C
Omar Puente
Pablo Sanguinetti (Argentina)
Alfred Tompson
NG La Banda

TEATRO BERTOLT BRECHT
SALA TITO JUNCO
Hora: 7:00pm
Friends University Jazz Band (EU)
Jorge Aragón’s Tríos
Will Magid Trío (EU)
Dúo Vizpercussión

JARDINES DEL MELLA
Trio los Vigilantes (EU)
Grupo Influencia
Hora: 6:30pm a 8:00pm

HOTEL MELIA COHIBA
Hora: 11:00pm
Dúo Vizpercussión
Miguelito Núñez
Xiomara Laugart


DÍA 23 DOMINGO

TEATRO MELLA
5:00pm- Orlando Sánchez y la
Big Band de la Escuela
Nacional de Arte
Director Musical: Orlando Sánchez

8:30pm-
Ruy López Nussa y La Academia
Harold López Nussa
William Roblejo’s Trío

Director Musical: Ruy López Nussa

CASA CULTURA PLAZA
Hora: 9:00pm
Pie Grande (México)
Jorge Luis Pacheco
Klimax
Bobby Carcassés invitados David Bradish (Suecia) y Yoruba Andabo
Director Artístico: Bobby Carcassés

TEATRO BERTOLT BRECHT
SALA TITO JUNCO
Hora: 7:00pm
Trio Los Vigilantes (EU)
Miguelito Núñez
Shanti Lo (Botswana)
Carlos Averhoff Jr.

CAFÉ TEATRO BERTOL BRECH
Hora: 11:00pm
Nachito Herrera. (EEUU)
Yissi García

JARDINES DEL MELLA
Trio los Vigilantes (EU)
Grupo Influencia
Hora: 6:30pm a 8:00pm Pablo Sanguinetti (Argentina)
Héctor Quintana
Hora: 6:3opm a 8:00pm

HOTEL MELIA COHIBA
Hora: 11:00pm
Gala Mayor
Havana Sax
Jorge Aragón’s Trio

Fábio Caramuru e sua mãe, Neide Bello Caramuru

Uma criança, cerca de dois anos e meio… Minhas lembranças mais remotas: meu pai tocando Meditação, de Tom Jobim, e Chove lá fora, de Tito Madi, em um piano recém chegado ao apartamento onde morávamos, no Jardim Paulista. Nessa época, minha mãe me ensinou as primeiras notas musicais, que eu repetia ao piano apenas com o dedo indicador da mão direita. Recordo-me também de me iniciar na percussão, batendo com uma faca na tampa daquele grande piano amarelado que, por minha causa, ficou marcado para sempre…

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Fábo Caramuru e sua mãe, Neide Bello Caramuru

Fábio Caramru na infância e sua mãe, Neide Bello Caramuru

Minha formação foi bastante tradicional. Após iniciar a vida musical com meus pais, fui encaminhado para minha primeira professora, uma russa excepcionalmente musical, Lidia Jefremov. Depois, com Zulmira Elias José, na Escola Magda Tagliaferro, obtive o diploma de piano. Com essas duas professoras estudei todo o repertório tradicional, indo de Bach a Stravinsky. Em seguida, ganhei uma bolsa do governo francês e tive a oportunidade de me aperfeiçoar com Magda Tagliaferro, em Paris, na década de 1980. Com a grande mestra do piano, aprimorei a sensibilidade musical, fazendo sobretudo obras do repertório francês do século XX. De tudo o que vivi e aprendi naquela época, o que ficou de mais agradável e marcante foi o gosto da busca contínua pela melhor sonoridade, sempre.

[/][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Fábio Caramuru em concerto

Antes de ir para a França, já havia me formado em arquitetura, uma vez que decidi contar com uma segunda alternativa, caso não pudesse viver somente da música. Quando voltei ao Brasil, com 24 anos, casado e com maiores responsabilidades, resolvi trabalhar como arquiteto. Vinha há algum tempo sentindo um certo desconforto na minha relação com a música. O prazer de tocar estava diminuindo a cada dia e, na ocasião, não consegui descobrir as causas de meu descontentamento. Posteriormente, notei que não via sentido algum em reproduzir o mesmo repertório executado por milhares de pianistas no mundo inteiro. A minha percepção, na época, era de que aquilo tudo havia se tornado uma grande inutilidade. Não queria ser simplesmente mais um… Essa situação culminou com um afastamento temporário do piano. Na época, parecia ser uma decisão definitiva e, assim, passei a me dedicar a outras atividades, primeiramente à arquitetura, e, posteriormente, à realização de eventos culturais. É importante mencionar que, quando criança, estudei em uma escola bastante tradicional, onde também estudei piano sob o signo do rigor, sempre ouvindo “isso pode, aquilo não pode…” etc. Mais tarde, descobri que meu descontentamento com a música estava relacionado a esse tipo de educação. O Brasil é um país muito peculiar: miscigenado, tropical, diversificado, cheio de ritmos, mas ainda continuamos querendo imitar ad nauseam o purista modelo europeu. Consequentemente ficamos, na maior parte das vezes, feito papagaios, repetindo e ouvindo os mesmos “Beethovens, Mozarts e Schuberts”, como artistas e plateias do dito “primeiro mundo”, em vez de enxergarmos, aceitarmos e explorarmos o enorme potencial de nossa música. Podemos ser muito mais interessantes e creio cada vez mais que o termo erudito, no sentido estrito da palavra, não se aplica à nossa realidade, tanto que a música erudita brasileira está repleta de elementos característicos de nossa cultura popular. Porém, a música erudita nacional dificilmente é compreendida e bem interpretada: Se um pianista toca uma obra de um compositor erudito brasileiro, sem verdadeiramente penetrar na alma popular de nosso país, corre o risco de fazer uma interpretação linear e desinteressante. Isso é muito comum e ocorre com grande parte dos músicos de concerto. Penso que um dos segredos de uma boa interpretação da música brasileira está em interpretar a partitura de maneira mais livre, produzindo, assim, uma sonoridade mais adequada e flexível. Quando toco Jobim, Villa-Lobos ou qualquer outro compositor nativo, procuro sempre estar atento a essa questão, sempre com um olhar na fonte popular, buscando formas de traduzir as notas escritas com propriedade, transformando-as em sons generosamente brasileiros.

[/][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Fábio Caramuru em Brasília

Fábio Caramuru em Brasília, por Christoph Diewald

Retomada

O distanciamento do piano durou alguns anos, até perceber que o problema não estava exatamente no instrumento e sim na maneira como eu me relacionava com o mesmo: minha prática era pautada no rigor excessivo, imposto pelas normas inflexíveis da música erudita. Na verdade, a música me fazia muita falta e nunca me afastei totalmente dela. Continuava tocando sem compromisso, em casa, intimamente, entre quatro paredes. Aos poucos, resgatei o prazer verdadeiro na música, o mesmo prazer lúdico de minha infância. É interessante lembrar que isso aconteceu graças à música brasileira, por meio da qual voltei ao piano por um outro viés, que não o do rigor. Pesquisei diversos álbuns de choros, valsas brasileiras, sambas, maxixes. Brinquei com as músicas dos mestres Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Inah Sandoval. Voltei a tocar os eruditos, tais como Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Villa-Lobos, Cláudio Santoro e, por fim, cheguei ao Tom Jobim.

Humildemente posso dizer que as mãos do grande mestre carioca me devolveram definitivamente ao meu verdadeiro rumo: o de músico profissional. Mergulhando na música de Jobim houve plena e imediata identificação com sua poética, com sua estética simples e econômica. Tudo isso não foi à toa, pois os grandes modelos de Tom Jobim também haviam me inspirado durante toda a vida: um rico mix das sonoridades e harmonias dos franceses Ravel, Satie e Debussy com os ritmos e sonoridades dos brasileiros Villa-Lobos e Radamés Gnattali. Foi assim que recuperei meu entusiasmo musical e pude trilhar boa parte das canções jobinianas, explorando o potencial pianístico contido em cada uma delas. Desde então venho estudando a música de Jobim e aprendendo mais e mais com a arte desse ser iluminado, que sintetiza como ninguém, com elegância e simplicidade, o imaginário musical brasileiro.

A partir de 2003, com performances de improvisação livre, passei a conquistar também maior flexibilidade como intérprete e criador musical, libertando-me para além das amarras do rigor das partituras.
Hoje, posso dizer que me sinto cada vez melhor diante do piano, continuando na eterna busca pelo aprimoramento da minha linguagem, que, no meu caso, é consequência de uma história pessoal nada linear. Toco aquilo que sou: do erudito ao popular, do brasileiro ao tradicional, e considero-me sobretudo um inventor. Não me vejo como um pianista essencialmente técnico, mas sim como um inquieto “buscador” de sonoridades. Acredito que fazer música seja, antes de tudo, emocionar-se e emocionar, e é assim que procuro viver sempre o momento presente de cada performance: intensamente.

(Texto publicado no anuário da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, na edição de setembro de 2012)[/][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

CAFÉ CULTURAL – A música de Tom Jobim por Fábio Caramuru
27 de outubro de 2012, 11h

Programa:

Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras nº 4
Prelúdio
Coral
Ária
Dança

Francis Hime

Passaredo

Baden Powell
Consolação

Fábio Caramuru
Moods

Tom Jobim

Dindi
A Correnteza
Two kites
Flor do mato
Amparo
Chovendo na roseira
Choro
Quebra-pedra

Local: Auditório da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)
Capacidade: 240 pessoas
Endereço: Av. Dr. Cardoso de Melo, 1450 – 1o. andar – cep: 04548-005 – São Paulo – SP
Informações e Inscrições: (11) 2125-3700 ou www.sbpsp.org.br
Valor dos ingressos: R$ 20,00 ( profissionais ) e R$ 15,00 ( estudantes, membros da SBPSP e profissionais da rede pública)

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP)

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo existe desde 24 de novembro de 1927, tendo sido a primeira sociedade psicanalítica da América Latina.  Foi a primeira sociedade brasileira a ser reconhecida pela Associação Psicanalítica Internacional da qual é membro componente, assim como é da Federação Psicanalítica da América Latina e da Federação Brasileira de Psicanálise.

Composta atualmente por 453 membros efetivos e associados da SBPSP e 307 membros filiados ao Instituto Durval Marcondes, a Sociedade de São Paulo busca manter o pluralismo psicanalítico teórico-clínico, a interação de psicanalistas com orientações diversas e também estimular férteis diálogos com outras áreas do conhecimento e da cultura. Mantém um notável fluxo científico e permanente de publicações, como o Jornal de Psicanálise e a Revista ide.

 

O reconhecimento

A SBPSP tem sido reconhecida por sua destacada participação na evolução da Psicanálise latino-americana e internacional, a partir do trabalho pioneiro de Durval Marcondes e Adelheid Koch e da contínua atividade de seus seguidores, até os dias de hoje. Não só ajudou o desenvolvimento de outras sociedades, como passou a ser um criativo pólo irradiador de idéias e de novos centros analíticos. Progressivamente, vários de seus membros tem tido uma importante participação no cenário nacional e internacional da Psicanálise e na vida associativa da ABP, da FEPAL e da IPA.

A IPA, fundada por Freud em março de 1910, durante o Congresso de Nuremberg, tem como objetivo garantir a vigência e o desenvolvimento permanente da Psicanálise como ciência, como tratamento e como profissão. Agrega psicanalistas de 33 países tendo por primeira vez como presidente um brasileiro, empossado em 2005 no Rio de Janeiro, no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise realizado no Brasil. O atual presidente é canadense.

A FEBRAPSI – Federação Brasileira de Psicanálise fundada em 6 de maio de 1967 é composta pelas Sociedades, Grupos de Estudos e Núcleos que integram a psicanálise brasileira filiada a IPA, tem como função congregar as organizações componentes promovendo, integrando, difundindo e refletindo a Psicanálise que existe e que é praticada no Brasil. Mantém atividades científicas, administrativas, de relações exteriores, de publicações e de divulgação. Promove em anos alternados o Congresso Brasileiro de Psicanálise e publica a Revista Brasileira de Psicanálise. Patrocina e promove eventos, simpósios e intercâmbio científico em vários estados brasileiros.

 

Fábio Caramuru e Marco Bernardo em concerto com a Orquestra do Theatro São Pedro

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

Com o regente Emiliano Patarra e Mariô Rebouças, após o ensaio

Ensaio, 21 ago 2012

Ensaio

Amigos, após o súbito cancelamento ocorrido há 10 dias, já estão definidas as novas datas, horários e programa. Os concertos serão no Theatro São Pedro, nos dias 22 e 24 de agosto, às 20h30, com regência do Emiliano Patarra. Vou achar o máximo vê-los por lá, a obra é muito especial. Abraços!

Astor Piazzolla (1921 – 1992)
“Las Cuatro Estaciones Porteñas” (transcr.: Ivan Bragatto)
I. Verano Porteño
II. Otoño Porteño
III. Invierno Porteño
IV. Primavera Porteña
Arturo Márquez (1950)
Danzón 2
INTERVALO
Cyro Pereira (1929-2011)
Variações sobre o Carinhoso de Pixinguinha
Luiza de Antônio Carlos Jobim
Rodrigo Morte (1976)
Fantasia para dois pianos e orquestra sobre temas de Tom Jobim
I. Chovendo na Roseira / Estrada do Sol
II. Olha Maria
III. A Felicidade / Quebra-pedra
Regência: Emiliano Patarra
Solistas: Fabio Caramuru (piano) e Marco Bernardo (piano)
Theatro São Pedro (636 lugares), Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo – SP
Informações: 11 3667 0499
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)



Fábio Caramuru e Marco Bernardo fazem estreia nacional de obra para dois pianos e orquestra sobre temas de Tom Jobim

Os pianistas Fábio Caramuru e Marco Bernardo tocarão em primeira audição nacional a Fantasia Para Dois Pianos e Orquestra sobre Temas de Tom Jobim, de Rodrigo Morte. Os concertos acontecerão no Theatro São Pedro, nos dias 22 e 24 de agosto, com a Orquestra do Theatro São Pedro, sob regência do maestro Emiliano Patarra.
A obra, escrita em três movimentos, teve sua estreia internacional na Bélgica, em dezembro passado, durante o Europalia International Festival Arts, ocasião em que Fábio Caramuru foi solista da Brussels Philharmonic, juntamente com o pianista belga Alexander Gurning. Agora o público brasileiro terá a oportunidade de apreciá-la ao vivo pela primeira vez.
Os dois pianistas se destacam no cenário musical pela versatilidade e pela dedicação ao repertório brasileiro. Fábio Caramuru vem há duas décadas divulgando internacionalmente a obra de Tom Jobim e Marco Bernardo acaba de lançar a integral de Choros para Piano de Radamés Gnattali.

Concerto com a Orquestra do Theatro São Pedro, Solistas Fábio Caramuru e Marco Bernardo, Regente Emiliano Patarra
22 de agosto às 20h30 | 24 de agosto às 20h30
Programa: Homenagem a Luiz Gonzaga (100 Anos), Noel Rosa, Tom Jobim e West Side Story de Leonard Bernstein
Theatro São Pedro (636 lugares), Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo – SP
Informações: 11 3667 0499
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
[/][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Logo do facebook

Música ao vivo nas redes sociais



Três gravações de Fábio Caramuru irão ao ar:
Flanando, AfroSamba e Coral das Bachianas de Villa-Lobos (versão do Duo Caramuru-Baldanza)

Soprano Haeran Hong e pianista Marco Bernardo, 2012

Vencedora do Concurso Rainha Elisabeth apresenta-se no Brasil | 29 de agosto a 8 de setembro de 2012

O Concurso Internacional de Música Rainha Elisabeth da Bélgica (http://www.cmireb.be/en/) é considerado atualmente o mais importante do mundo, já tendo alcançado prestígio internacional inigualável. Esse concurso vem sendo realizado há muitos anos e tem premiado musicistas com base em rigorosos critérios.

Os jovens vencedores desse certame – pianistas, violinistas, cantores e compositores – são agraciados com excepcionais oportunidades, tais como a certeza de uma agenda de concertos pelo mundo todo, lançando-os em carreiras internacionais.

A iniciativa inédita passou a incluir o Brasil no roteiro de concertos associados ao Concurso, oferecendo ao nosso público a oportunidade de conhecer a genialidade artística desses jovens artistas.

A colaboração entre o Brasil e o Concurso Rainha Elisabeth representa agora uma ação regular, com a organização anual de concertos dos futuros laureados. Em 2012, acontecerá a terceira edição do projeto no Brasil, apresentando a soprano coreana Haeran Hong, vencedora do Concurso realizado em 2011, acompanhada do pianista brasileiro Marco Bernardo. Os recitais acontecerão em São Paulo, no dia 29 de agosto, no Cultura Artística Itaim; no Theatro Muncipal do Rio de Janeiro, no dia 01 de setembro, e na cidade de Campos do Jordão, no dia 8 de setembro.


Haeran Hong (soprano)

A soprano coreana Haeran Hong foi a grande vencedora do Concurso Internacional Rainha Elisabeth, realizado em 2011, na Bélgica. Em 2010, venceu também a Career Bridge Competition, em Nova York. Possui mestrado em estudos operísticos, pela Juilliard School, sendo bacharel em música pela Universidade Nacional de Artes da Coreia, graduada em 2009.
Hong já se apresentou em diversas óperas, com papéis de destaque, incluindo, Susanna, em “As Bodas de Figaro”, no Teatro de Ópera da Universidade Nacional Coreana e no Teatro de Ópera da Juilliard School, e Adina, em“L’elisir d’amore”, no Teatro de Ópera da Universidade Nacional Coreana. Também atuou como Gilda, em Rigoletto, com a Companhia de Ópera Guang-Gin Gu. Ainda no Teatro de Ópera da Juilliard School, teve os papeis de Poppea (“L’Incoronazione di Poppea”), Soeur Constance (“Dialogues des Carmélites”), Dalinda (“Ariodante”), e Papagena (“A Flauta Mágica”).
Em 2010, obteve os papéis de Barbarina (“As Bodas de Fígaro”) e Seleuce (Tolomeo), na Glimmerglass Opera, como parte do Young Artists Program. Suas performances ocorreram sob regência de maestros como M. Armiliato, H. Bicket, C. Curnyn, D. Angus, A. Manson, G.T. Wedow, entre outros.

Haeran Hong estreou profissionalmente como Pamina, em “A Flauta Mágica”, no Centro de Ópera Daejeon. Em 2009, apresentou-se na Juilliard School como Dalinda, em Ariodante, de Handel. A soprano obteve o primeiro lugar nos Concurso Daegu e na Competição da Universidade Cristã de Geórgia. Foi também condecorada pelo Ministério da Cultura Coreano. Em 2012, fará uma turnê mundial, apresentando-se em diversos países, incluindo o Brasil, no qual se apresentará em recitais em três cidades. Em 2012/2013 participará da temporada no Metropolitan Opera, atuando em Parsifal, Un Ballo in Maschera e Dialogues des Carmélites.

Programa do recital

Georg Friedrich HANDEL (1685-1759)
Giulio Cesare
V’adoro, Pupille, Saette d’Amore (Ato II, Cena II)
Piangerò la Sorte Mia, Si Crudele (Ato III, Cena III)

Franz SCHUBERT (1797-1828)
Rastlose Liebe, Op. 5 Nº 1 (Goethe)
Franz Schubert: Die junge Nonne, Op. 43, Nº 1 (Craigher)

Claude DEBUSSY (1862-1918)
Pierrot (Th. De Banville)
Apparition (Stéphane Mallarmé)

Johannes BRAHMS (1833-1897)
Intermezzo em Si Bemol menor, Op. 117, Nº 2 (piano solo)

Hugo WOLF (1860-1903)
Italienisches Liederbuch (Heyse)
Auch kleine Dinge
Du denkst mit einem Fädchen mich zu fangen
Ihr jungen Leute
Wir haben Beide lange Zeit geschwiegen
Schweig’ einmal still
Ich hab’ in Penna einem Liebsten

Franz LISZT (1811-1886)
Oh! Quand je dors (Hugo)

Léo DELIBES (1836-1891)
Les Filles de Cadix (bolero)(Alfred de Masset)

Gaetano DONIZETTI (1797-1848)
La Zingara

Gioacchino ROSSINI (1792-1868)
Péchés de Vieillesse
La Fioraia Fiorentina

29 de agosto – 21h
Cultura Artística Itaim – São Paulo / SP
Capacidade: 303 lugares
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830, Itaim Bibi
Ingressos: 11 4003 1212 – www.ingressorapido.com.br
Mais informações: www.culturaartistica.com.br/

1 de setembro – 20h30
Theatro Municipal do Rio de Janeiro / RJ
Praça Marechal Floriano, s/n, Centro
Ingressos: www.ingresso.com.br
FRISA/CAMAROTE: R$ 480,00
PLATÉIA / BALCÃO NOBRE: R$80,00
BALCÃO SIMPLES: R$ 50,00
Galeria: R$ 30,00
Mais informações: www.theatromunicipal.rj.gov.br

8 de setembro – 15h

Associação AmeCampos
Campos do Jordão / SP
Informações: 12 3662 2611
Entrada Franca

O projeto é uma iniciativa da Echo Promoções Artística, com direção de Cristina Barros-Greindl e Fábio Caramuru