Fábio Martino brilhando na Alemanha! Venceu o Concurso Ton und Erklärung, do Deutsche Kulturkreis


Transcrevo aqui mensagem do pianista Fábio Martino recebida pela Fundação Magda Tagliaferro, instituição na qual foi bolsista durante 10 anos.

“Queridos,

Gostaria de compartilhar com voces esse momento de glória na minha vida!

Desde quarta feira, aconteceu na Rádio da Baviera em Munique, o concurso Ton und Erklärung, do Deutsche Kulturkreis…. Foram 4 provas com candidatos internacionais e a final com, nada mais nada menos, a Orquestra Sinfonica da Radio da Baviera sob regencia de Ulf Schirmer!

Para que voces entendam um pouco do concurso, nós, pianistas, tinhamos que alem de tocar, falar com o publico explicando aquilo que fariamos, quais eram as nossas ideias, os pensamentos, etc etc…. na final toquei o Imperador de Beethoven…. Tínhamos que ter a disposicao 2 concertos e na vespera eles escolheriam um dos dois…. eu levei Schumann e Beethoven…. quiseram Beethoven…. e depois, com apenas 1 ensaio de 45 minutos, tocamos! Foi muito emocionante!

A banca deu o 1 lugar por unanimidade (falado publicamente!) para mim, o 2 para Janka Simovitsch (aluna de Scherbakov na suissa!) e um premio especial para um jovem talento de apenas 16 anos, da melhor interpretacao de uma obra de Liszt. Ele se chama Aaron Pilsan e estuda com Kämmerling….

Como premio, ganhei 10 mil euros, gravacao de um CD la na Radio com um selo chamado Ohms Classics (estou com o catalogo aqui….), e tenho que tocar em 9 de Outubro em Essen com Orquestra de Sttutgart… alem disso, nesse mesmo dia 9, farei a 1 audicao mundial de uma obra de York Höller, que foi composta para quem ganhasse o concurso.!

Alem disso, em 1 mes, terei que gravar em Berlin com a Orquestra da Operhaus de la….. enfim, as coisas vao aparecendo….. Mas quis compartilhar esse momento com vcs, pq certamente, é um ponto muito importante na minha vida e eu estou MUITO feliz!

Esses eram os jurados:

Markus Hinterhäuser (Salzburger Festspiele, Vorsitz), Ewa Kupiec (München), Axel Linstädt (Bayerischer Rundfunk), Hans-Christian Wille (Braunschweig Classix Festival), GMD Rainer Koch (Hochschule für Musik Detmold), Dr. Werner Müller (Bundesminister a.D.) und Dr. Stephan Frucht (Kulturkreis der deutschen Wirtschaft).

Já foram vencedores desse concurso pessoas importantes como Maria Joao Pires, Christoph Eschenbach, Justus Frantz, Sabine Meyer, Tabea Zimmermann, entre outros!

Aqui vao 2 sites para voces olharem…. um do BDI e o outro da Radio de Munique (inclusive é possivel ouvir entrevista e um pouco de musica…. tem um icone com a seta do play…..)”

http://www.kulturkreis.eu/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=295&Itemid=423

http://www.kulturkreis.eu/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=347&Itemid=474

http://www.br-online.de/br-klassik/index.xml

Bjus!!!!!

Fabio Martino
fabio@fabiomartino.com.br
Dürerstrasse, 3a App. 5
76149 – Karlsruhe – Deutschland

3 respostas
  1. Yvon BH
    Yvon BH says:

    Olá Fábio,
    Nem sei se vc vai lembrar desse francês que lhe cumprimentou la no Teatro Amazonas …
    Queria saber um pouco mais desse pianista que me deixou tão encantado há dois dias atrás.
    Pesquisei no Google e achei muitas coisas, vc já sabe, até o seu endereço email …
    Pouco a pouco estou aprendendo mais de vc e sobre tudo estou descobrindo os vídeos !!!
    Não vou falar nada sobre seu talento tem pessoas que fazem melhor que eu,
    Já sabe que la no teatro … lhe falei que me fez lembrar Maria João Pires … há 20 anos atrás !!
    Espero essa mensagem chegar até o destinatário,
    e mais ainda receber uma resposta … rsrsrs
    Fábio, pode ter certeza que vc deixou uma marca musical inesquecível no meu coração !
    Um grande abraço de seu fã francês de Manaus …
    Yvon BH

  2. sonia
    sonia says:

    Olá Fábio, procurei você aqui na net porque estou encantada com sua apresentação no teatro Carlos Gomes em Vitória-ES, amei lhe ver e ouvir tocando, sou uma pessoa leiga, mas tive um pai que foi um maestro e compositor maravilhoso e de tanto ouvi-lo tocar e estudar consegui pelo menos compreender e perceber o ritmo que a música tem quando é apresentada por um músico de verdade e você é ritmo puro, que maravilha, além do tocar você envolve o público numa dança constante é como se nos levasse para uma outra dimensão devido e junto a sua expressão corporal, e as notas tão bem escolhidas e afinadas, em compassos muito bem organizados. Você foi aplaudido de pé pela plateia e nossa mão não queria mais parar de bater! Parabéns por tanto talento e muito sucesso nessa profissão linda! sonia.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *