Download gratuito em http://musicabrconcerto.blogspot.com/2008/12/camargo-guarnieri-50-ponteios-las-de.html
Essa gravação é uma referência imperdível para os amantes do piano e da música brasileira!
CD 1
Primeiro caderno (1931-1935)
1: n° 1 – Calmo, com profunda saudade (Nair de Carvalho Medeiros; 1931; 3′)
2: n° 2 – Raivoso e ritmado (Carminha de Arruda Botelho; 1931; 1’50”)
3: n° 3 – Dolente (Ayres de Andrade; 1931; 2’35”)
4: n° 4 – Gingando (Anna Stella Schic; 1931; 0’55”)
5: n° 5 – Fatigado (João Caldeira Filho; a. i.*; 3′)
6: n° 6 – Apaixonado (Magdalena Tagliaferro; a. i.*; 1’14”)
7: n° 7 – Contemplativo (Madeleine Benheim; a. i.*; 3’38”)
8: n° 8 – Angustioso (Fritz Jank; a. i.*; 1’06”)
9: n° 9 – Fervoroso (Guiomar Novais; a. i.*; 3’17”)
10: n° 10 – Animado (Júlia da Silva Monteiro; 1935; 1’34”)
Segundo caderno (1947-1949)
11: n° 11 – Triste (Diana Hearst; 1947; 1’38 ‘)
12: n° 12 – Decidido (António de Sá Pereira; 1949; 0’40”)
13: n° 13 – Saudoso (Lídia Simões; 1948; 2’25”)
14: n° 14 – Confiante (José Kliass; 1949; 1’55”)
15: n° 15 – Incisivo (Guilherme Fontainha; 1949; 0’55”)
16: n° 16 – Tranquilamente (Miécio Horszowski; 1948; 1’50”)
17: n° 17 – Alegre (Antonieta Rudge; 1948; 0’46”)
18: n° 18 – Nostálgico (Aloísio Alencar Pinto; 1949; 2’07”)
19: n° 19 – (Homenagem a Ernesto Nazareth) – Calmo (Andrade Muricy; 1949; 1’58”)
20: n° 20 – Vagaroso (Jeannette Herzog; 1949; 3’10”)
Terceiro caderno (1954-1955)
21: n° 21 – Decidido (Jaime Ingram; a. i.*; 1’10”)
22: n° 22 – Triste (Nené Mediei; 1954; 1’09”)
23: n° 23 – Vigoroso (Ivy Improta; a. i.*; 0’48”)
24: n° 24 – Tranquilo (Isabel Mourão; 1954; 2’12”)
25: n° 25 – Esperto (Nelly Hirsch; 1955; 1’09”)
CD 2
Terceiro caderno (fim) (1954-1955)
1: n° 26 – Calmo (Eurico Nogueira França; 1955; 3’15”)
2: n° 27 – Cômodo e expressivo (Henry Jolles; a. i.*; 1’40”)
3: n° 28 – Calmo e sentido (Sebastião Benda; 1954; 2’20”)
4: n° 29 – Saudoso (Eliane Richepin; a. i.*; 2’25”)
5: n° 30 – Sentido (Mozart de Araújo; 1955; 1’50”)
Quarto caderno (1956-1957)
6: n° 31 – Triste (Alda M. Savoy de Campos; 1956; 2’36”)
7: n° 32 – Com alegria (Albert Farber; 1957; 0’58”)
8: n° 33 – Queixoso (Norma Bojunga; 1956; 1’58”)
9: n° 34 – Calmo e solene (1956; 4’08”)
10: n° 35 – Dengoso (1957; 0’49”)
11: n° 36 – Tristemente (Mariuccia Iacovino; 1957; 2’55”)
12: n° 37 – Com humor (Italiano Tabarin; 1957; 1 ‘)
13: n° 38 – Hesitante (Paulina d’Ambrosio; 1957; 2’35”)
14: n° 39 – Dengoso (Kilza Setti; 1957; 0’56”)
15: n° 40 – Con moto (Pavel Serebriakov; 1957; 1’37”)
Quinto caderno (1958-1959)
16: n° 41 – Tristemente (Maria Abreu; 1958; 1’44”)
17: n° 42 – Dengoso, mas sem pressa (Lia Cimaglia; 1958; 1’23”)
18: n° 43 – Grandeoso (Ilana Vered; 1959; 1’25”)
19: nº 44 – Desconsolado (Manuel Bandeira; 1959; 1’30”)
20: nº 45 – Com alegria (Yara Bemette; 1959; 1’57”)
21: n° 46 – Íntimo (Vera Sílvia Ferreira; 1959; 2’10”)
22: n° 47 – Animado (Sequeira Costa; 1959; 1’30)
23: n° 48 – Confidencial (dedicatória oculta; 1959; 2’34”)
24: n° 49 – (Homenagem a Scriabin) – Torturado (dedicatória oculta; 1959; 2’30”)
25: n° 50 – Lentamente e triste (In memoriam do saudoso amigo D. F.; 1959; 3’25”)
* a. i. : ano ignorado
Laís de Souza Brasil, piano
Funarte/EMI
2001
Choro
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]
Transcrevo aqui mensagem do pianista Fábio Martino recebida pela Fundação Magda Tagliaferro, instituição na qual foi bolsista durante 10 anos.
“Queridos,
Gostaria de compartilhar com voces esse momento de glória na minha vida!
Desde quarta feira, aconteceu na Rádio da Baviera em Munique, o concurso Ton und Erklärung, do Deutsche Kulturkreis…. Foram 4 provas com candidatos internacionais e a final com, nada mais nada menos, a Orquestra Sinfonica da Radio da Baviera sob regencia de Ulf Schirmer!
Para que voces entendam um pouco do concurso, nós, pianistas, tinhamos que alem de tocar, falar com o publico explicando aquilo que fariamos, quais eram as nossas ideias, os pensamentos, etc etc…. na final toquei o Imperador de Beethoven…. Tínhamos que ter a disposicao 2 concertos e na vespera eles escolheriam um dos dois…. eu levei Schumann e Beethoven…. quiseram Beethoven…. e depois, com apenas 1 ensaio de 45 minutos, tocamos! Foi muito emocionante!
A banca deu o 1 lugar por unanimidade (falado publicamente!) para mim, o 2 para Janka Simovitsch (aluna de Scherbakov na suissa!) e um premio especial para um jovem talento de apenas 16 anos, da melhor interpretacao de uma obra de Liszt. Ele se chama Aaron Pilsan e estuda com Kämmerling….
Como premio, ganhei 10 mil euros, gravacao de um CD la na Radio com um selo chamado Ohms Classics (estou com o catalogo aqui….), e tenho que tocar em 9 de Outubro em Essen com Orquestra de Sttutgart… alem disso, nesse mesmo dia 9, farei a 1 audicao mundial de uma obra de York Höller, que foi composta para quem ganhasse o concurso.!
Alem disso, em 1 mes, terei que gravar em Berlin com a Orquestra da Operhaus de la….. enfim, as coisas vao aparecendo….. Mas quis compartilhar esse momento com vcs, pq certamente, é um ponto muito importante na minha vida e eu estou MUITO feliz!
Esses eram os jurados:
Markus Hinterhäuser (Salzburger Festspiele, Vorsitz), Ewa Kupiec (München), Axel Linstädt (Bayerischer Rundfunk), Hans-Christian Wille (Braunschweig Classix Festival), GMD Rainer Koch (Hochschule für Musik Detmold), Dr. Werner Müller (Bundesminister a.D.) und Dr. Stephan Frucht (Kulturkreis der deutschen Wirtschaft).
Já foram vencedores desse concurso pessoas importantes como Maria Joao Pires, Christoph Eschenbach, Justus Frantz, Sabine Meyer, Tabea Zimmermann, entre outros!
Aqui vao 2 sites para voces olharem…. um do BDI e o outro da Radio de Munique (inclusive é possivel ouvir entrevista e um pouco de musica…. tem um icone com a seta do play…..)”
http://www.kulturkreis.eu/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=295&Itemid=423
http://www.kulturkreis.eu/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=347&Itemid=474
http://www.br-online.de/br-klassik/index.xml
Bjus!!!!!
Fabio Martino
fabio@fabiomartino.com.br
Dürerstrasse, 3a App. 5
76149 – Karlsruhe – Deutschland
Como uma passarela entre músicas e estilos, o Ensemble Pasarela é formado por quatro musicistas franceses, solistas de reputação internacional, que se uniram por ocasião de uma turnê brasileira, a ser realizada em maio de 2011.
O repertório do grupo, enraizado na música latina, vai de Darius Milhaud a Astor Piazzolla, de Bruno Maurice a Villa-Lobos, passando também por Kurt Weill e Fritz Kreisler, contando ainda …com Alberto Ginastera e Gustavo Beytelmann.
Desse raro encontro musical, o clarinetista Jérôme Voisin, a violinista Maud Lovett, o pianista Frédéric Lagarde, descobriram no acordeon de Bruno Maurice a amálgama de um colorido único: uma viagem entre a Europa e a América do Sul.
Integrantes
Maude Lovett – Violino
Jérôme Voisin – clarinete
Bruno Maurice – acordeon
Frédéric Lagarde – piano
Programa
Darius Milhaud: Suite para violino, clarinete e piano
Claude Debussy: Duas Arabesques / Reflets dans l’eau – piano
Claude Debussy: Rapsódia para clarinete e piano
Manuel De Falla: Dança do fogo – acordeon
Alberto Ginastera: Variações concertantes
Intervalo
Darius Milhaud: Scaramouche
Heitor Villa-Lobos: Valsa da dor
Heitor Villa-Lobos: Choros n°7
Bruno Maurice: Suíte Lumière
Antonio Carlos Jobim: Medley