No dia 14 de setembro, o pianista e compositor Fábio Caramuru lançou o seu mais recente videoclipe, ‘EcoMúsica | Araras’.

Inteiramente filmado no Parque das Aves, com o apoio dessa instituição, localizada em Foz do Iguaçu, o videoclipe foi dirigido por Otavio Dias, e mostra o pianista em meio às araras do parque, interagindo com os sons das aves, gravados in loco.

A música de Fábio Caramuru, criada especialmente para o vídeo, é baseada na obra
“Il neige” (1902), escrita pelo compositor Henrique Oswald. No ínicio, temos a reprodução literal da bela obra de Oswald, expandindo-se para a improvisação a partir do momento em que a câmera focaliza o voo das araras. Nas filmagens, foi utilizado um piano histórico Schiedmayer & Söhne (Stuttgart), de1925. Segundo Caramuru, o roteiro é a expressão de uma metáfora da liberdade de voo no processo de criação e interpretação musicais.

 

‘EcoMúsica | Araras’ é o quinto videoclipe da série EcoMúsica, iniciada em 2016,  dedicada à fauna da mata atlântica e o segundo realizado em Foz do Iguaçu. Os videoclipes, todos disponíveis no canal de Caramuru, no Youtube, foram filmados em locações instigantes: uma fazenda no interior de São Paulo (Cigarra, 2016), um forte no alto de uma montanha na cidade do Rio de Janeiro (Tico-tico, 2017), nas montanhas de Campos do Jordão (Bem-te-vi, 2018), e nas Cataratas do Iguaçu, com o coreográfo e dançarino Ismael Ivo (Harpia, 2018). A música dos vídeos foi criada especialmente para cada ocasião, conectando as paisagens aos sons dos animais, gerando assim o roteiro imagético. Nessas oportunidades, o pianista costuma  também atuar dialogando com outros artistas, já tendo contracenado com dois coros de crianças e adolescentes e com um dançarino.

Sobre o Parque das Aves

Quem visita Foz do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu não pode deixar de conhecer o Parque das Aves, o segundo atrativo mais visitado da cidade, que recebe mais de 800 mil pessoas por ano.

No local é possível ficar muito próximo de diversas aves, entre tucanos, araras, guarás, flamingos e papagaios. O passeio é feito por uma trilha calçada e de fácil acesso, com 1,5 km de extensão, em meio à rica e exuberante Mata Atlântica.

Site: www.parquedasaves.com.br