Concerto EcoMúsica, com Fábio Caramuru, no Sesc Ipiranga

Como parte do projeto Forte Piano, no dia 17 de setembro, às 18 horas, o pianista Fábio Caramuru apresenta o concerto EcoMúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira, no SESC Ipiranga, apresentando diálogos musicais com sons emitidos por diferentes espécies da fauna brasileira.

A ideia para o concerto EcoMúsica surgiu depois de uma pesquisa na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard, na Unicamp, na qual Fábio selecionou alguns registros de sons de animais sobre os quais trabalhou, para a criação de 14 temas musicais, que originaram o CD Ecomúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira, lançado em 2015. Fábio conta que alguns critérios foram decisivos para a escolha dos sons na fonoteca: “Acabei selecionando os animais que propiciassem mais inspiração para o meu piano e que apresentavam um espectro sonoro variado”. Na ocasião, o trabalho havia sido motivado pela perda de seu pai, Ronald, o grande mentor do envolvimento do músico com a natureza.

Sobre o processo de criação, trata-se de um procedimento muito particular, já que o resultado difere de tudo o que Fábio já havia produzido. “Trabalhei livremente, entretanto de maneira muito natural e respeitosa. Não quis me impor aos sons dos animais, mas sim reverenciá-los, conversar com todos eles”. Os desafios da criação marcam o trabalho de Caramuru: “Funciono muito à base de desafios. Procuro me renovar constantemente e sinto uma grande necessidade de criar enquanto toco”. Nesse sentido, não é surpresa que o pianista tenha planejado uma apresentação que foge completamente aos moldes de um concerto de piano convencional. Durante a apresentação, serão feitas interferências visuais projetadas ao fundo do palco. Além das projeções, criadas pela vídeo artista Cecilia Lucchesi, que trarão cenas dos pássaros ouvidos e de seus ambientes naturais, haverá a exibição de videoclipes desenvolvidos para o projeto EcoMúsica.

Após o concerto, haverá um bate-papo entre o público, o pianista e o ambientalista e professor da Unicamp Luís Felipe Toledo.

Professor Luís Felipe Toledo

Professor Luis Felipe Toledo, da Unicamp

Professor Luis Felipe Toledo, Unicamp

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (2001), mestre (2004) e doutor (2007) em Zoologia pela UNESP. Zoólogo com ênfase em Herpetologia, atuando em história natural, taxonomia, ecologia, comunicação, comportamento e conservação de anfíbios. Permaneceu como professor bolsista e credenciado à Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFPR em Curitiba (2007-2010). Foi idealizador, fundador e editor chefe da revista internacional CHECK LIST (2005-2008) e bolsista JP-FAPESP (2008-2012). Atualmente é Professor Livre-Docente de Vertebrados, curador no Museu de Zoologia, coordenador e curador da Fonoteca Neotropical e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Biologia Animal da Unicamp.

Programa

Bem-te-vi
Quero-quero
Uirapuru
Grilo
Sapo cururu
Anu branco
Tangará
Araponga
Cigarra
Sabiá
Tico-tico

Serviço

Local | SESC Ipiranga | Rua Bom Pastor, 822 | São Paulo | SP
Data | 17 de setembro de 2017 | 18h
Bate-papo com o Pianista e o Ambientalista e Professor da Unicamp Luís Felipe Toledo (Unicamp) | 19h
Teatro | Capacidade 200 pessoas
Ingressos | R$ 6,00 a R$ 20,00
Informações | 11 3340 2000 e no site do SESC Ipiranga