Pianista Fábio Caramuru realiza concerto EcoMúsica, celebrando os 208 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

No dia 13 de junho, segunda-feira, às 15 horas, o pianista Fábio Caramuru fará o Concerto EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira, no Espaço Tom Jobim, celebrando os 208 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Discípulo da lendária pianista franco-brasileira Magda Tagliaferro, com um consistente histórico como criador e intérprete, Caramuru vem acumulando vasta experiência e familiaridade com diversos gêneros da música brasileira, de concerto e improvisação, com realizações ousadas, inovadoras e de amplo espectro sonoro. Fábio Caramuru também vem realizando concertos como solista e com orquestras em diversos países. Mais recentemente, destacam-se suas atuações como intérprete de Tom Jobim e como integrante do duo Brasil em Dois Pianos, com o pianista Marco Bernardo, além de seu instigante projeto EcoMúsica, que prevê uma série de criações de música e de vídeo dedicadas a diferentes temas ecológicos.

O CD EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira, lançado em novembro de 2015,  traz um registro sonoro inovador, no qual o pianista apresenta um diálogo entre o piano e os sons de aves, insetos e um anfíbio, obtidos na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), da Unicamp.

Temas originais, criados especialmente por Caramuru, foram  agregados e amalgamados cuidadosamente aos sons captados em diversos locais do país, resultando em um trabalho artístico que homenageia com reverência e delicadeza a natureza brasileira. Piano e os sons dos bichos operam no mesmo status, em tempo real, indo além do conceito de solo/acompanhamento, podendo ser observados nas 14 faixas do CD, diferentes procedimentos de criação musical, tais como imitação, contraste, contraponto, melodia acompanhada, atonalismo, referências modais, blues, jazz, entre outros.

A iniciativa artística mostra a ousadia do pianista, com o ineditismo de sua linguagem inovadora ao adotar procedimentos de criação pouco usuais na música de concerto, unindo, de maneira incomum, música e sons da natureza, além de ser um projeto cultural que ressalta a importância da preservação do meio ambiente.

Programa do Concerto EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira

  1. Cigarra
  2. Bem-te-vi
  3. Tico-tico
  4. Sapo cururu
  5. Quero-quero
  6. Grilo
  7. Uirapuru
  8. Tangará
  9. Araponga
  10. Anu branco
  11. Sabiá

Duração aproximada: 50 minutos

 

SERVIÇO

Data | 13 de junho de 2016, segunda, 15h
Local | Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Endereço | Rua Jardim Botânico, 1.008.
Informações | 21 2274 7012.
Gratuito

 

Links relacionados:

Facebook | www.facebook.com/fabio.caramuru

Entrevista para a Concerto sobre o EcoMúsica

EcoMúsica eleito CD da semana, pela Cultura FM