Vocacional – Uma aventura humana Documentário de Toni Venturi

Toni Venturi nasceu na cidade de São Paulo, Brasil. Desde cedo se interessou pela sétima arte. Estudou no Colégio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha, no bairro do Brooklin. Em 1976, com 21 anos, mudou-se para o Canadá e cursou Artes Visuais na Ryerson University. De volta ao Brasil, em 1985, formou-se na Escola de Comunicação e Artes da USP.

Estreou como produtor e diretor de fotografia do curta-metragem Under the Table (1984), realizado no Canadá, obra que resultou no Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Estudantil de Montreal. Treze anos depois, debutou na direção de longas como o documentário político O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes (1997), premiado com o Troféu Especial da Associação Paulista de Críticos de Arte e como Melhor Filme do 2º Festival É Tudo Verdade. Começou a se destacar como realizador após seus trabalhos em Latitude Zero (2001), exibido no Festival de Berlim, e Cabra-Cega (2004), pelo qual foi premiado nas categorias de Melhor Filme do Público e Direção, no Festival de Brasília.

Posteriormente, realizou os documentários Dia de Festa (2006) e Rita Cadillac – A Lady do Povo (2007). Na ficção, dirigiu o drama sobre a urbe paulistana, Estamos Juntos (2011), e a sátira baseada no conto de Machado de Assis, A Comédia Divina (2017). É um diretor reconhecido pelo trabalho com os atores e os documentários humanos e políticos. Seus filmes receberam 67 prêmios em festivais de cinema.

Em agosto de 2020, lança pela Globoplay, em parceria com a socióloga Val Gomes, o documentário Dentro da Minha Pele, sobre o racismo estrutural brasileiro. O filme está disponível na plataforma de streaming.

Quadra de Esportes, Pátio e Salas de Aula do Ginásio Vocacional
Quadra de Esportes, Pátio e Salas de Aula do Ginásio Vocacional

Em 2011, lançou o documentário Vocacional – Uma Aventura Humana, obra na qual Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribuiu para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e os desafios da questão educacional para o futuro.

Todas as obras de Venturi encontram-se disponíveis nas plataformas NOW, Google Play e iTunes.

Vocacional – Uma Aventura Humana

Diretor
Toni Venturi

Roteiro
Toni Venturi, Sylvia Lohn, Vitor Alves Lopes

Produção
Olhar Imaginário

Fotografia
Flávio Murilo, José Garcia

Trilha Sonora
BiD, Fábio Caramuru, Maurício Nacif e Josafá Veloso

Elenco
André Gurgel, Anita Feldman, Ângelo Schoenacker, Antônio Pedro Zago, Antônio Petrin, Ary Jacobucci, Áurea Sigrist, Cecília Guaraná, Cibele de Abreu, Cida Schoenacker, Claudio Cohen, Dirce Freire, Eliana Markun, Elisa Pitombo, Eric Hetzl Junior, Esméria Rovai, Evandro Jardim, Fábio Caramuru, Fabio Mechetti, Giuseppe Porto, Gustavo Venturini, João Signorelli, Koji Okabayashi, Léa Freire, Lucilia Bechara, Luis Carlos Marques, Lucia Helena Gama, Luiz Henrique Pitombo, Marcos Frota, Pedro Pomar, Maria Nilde Mascelanni, Maria Teresa Bertollini, Maurício Nacif, Nelson Luís Freire, Nelson Sanches, Newton Balzan, Olga Bechara, Paulo Ângelo Martins, Paulo Pitombo, Paulo Ricardo Simon, Pedro Pontual, Priscila Ermel, Renata Cromberg, Shigueo Watanabe Jr., Silvana Mascellani, Silvio Hetzl, Silvio Kaloustian, Tânia Beninga e Zaira de Abreu.