Uirapuru - Fábio Caramuru

Uirapuru, obra criada e interpretada por Fábio Caramuru, gravado em 2015, em São Paulo. Parte do CD EcoMúsica – Conversas de um piano com a fauna brasileira.

“O uirapuru é um pássaro com um canto inesquecível. Pode ser encontrado na floresta amazônica e é um dos “participantes” do meu CD EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira”. (Fábio Caramuru)

Lenda do uirapuru

De acordo com as lendas indígenas, o uirapuru é um pássaro especial. Dizem que ele é mágico e quem o encontra pode ter um desejo realizado.

Diz a lenda que um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa de um grande cacique. Por se tratar de um amor proibido o jovem não podia se aproximar dela. Sendo assim, pediu ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou-o em uma ave vermelha, com um lindo canto.

O cacique logo percebeu o canto maravilhoso daquele pássaro. Ficou tão fascinado que tentou aprisoná-lo para ter seu canto só para ele, mas acabou se perdendo na floresta.

Todas as noites o pássaro canta para a sua amada, na esperança de que um dia a jovem descubra o seu canto e saiba que ele é o jovem guerreiro.