Por Fábio Caramuru

Em agosto de 1971, há exatos 50 anos, me inscrevi para o então disputado master class  anual de piano ministrado pela grande pianista Magda Tagliaferro, no MASP. Toquei a Arabeske opus 18, de Schumann. Mal sabia eu que aquele seria o início de uma fortíssima ligação com a grande artista e o seu legado.

A pianista Aída Machado enviou para mim as duas fotos tiradas por sua mãe, no MASP, ao final de uma master class com Magda Tagliaferro. Tenho a viva recordação dos alunos ensaiando para terem seu trabalho avaliado, em um clima de euforia e contentamento. Recordo-me especialmente das belíssimas performances do saudoso José Henrique Cabral Duprat (Sonata op. 10 nº 3 de Beethoven) e da Neide Esperidião (Rondó Capriccioso, de Mendelssohn).

Da esquerda para direita: Jairo Grossi, Neide Esperidião, Vera Abbud, Maria de Fátima E. P. Fontes, Maria Lúcia Miyashiro, Flávio Talasca, …, …, Paulo Gori, …, Magda Tagliaferro, Fábio Caramuru, Vanya Elias-José, José Henrique Cabral Duprat, Marco Antonio Almeida, Aída Machado, Luiz Fernando Garcia, foto de junho de 1972, MASP

Acabei recebendo uma bolsa de estudos da Escola Magda Tagliaferrro, que na época, funcionava em um belo casarão, na Alameda Campinas, em São Paulo. Com a bolsa, pude ter aulas por oito anos, com a querida e saudosa Professora Zulmira Elias-José. Em 1977, conclui o curso de piano e, em 1979, Magda Tagliaferro solicitou para mim, no Consulado da França de São Paulo, uma bolsa do governo francês para especialização em Paris, sob sua direta supervisão. A experiência em Paris foi fascinante, pois, naquele ambiente propício ao cultivo espiritual e artístico, no convívio com a grande mestra por um ano e meio, pude me aprimorar intensamente. Na minha volta ao Brasil, assumi a direção artística da Fundação Magda Tagliaferro, onde coordenei inúmeros projetos artísticos e didáticos, que contribuíram para o surgimento de novas gerações de grandes talentos, tais como Ronaldo Rolim, Fabio Martino, Lucas Thomazinho e muitos mais. E Magda está presente no meu dia-a-dia musical até hoje!

Da esquerda para direita: Maria de Fátima E .P. Fontes, Maria Lúcia Miyashiro, Vanya Elias-José, José Henrique Cabral Duprat, Neide Esperidião, Aída Machado, Paulo Gori, Magda Tagliaferro, …, Flávio Talasca, Vera Abbud, …, …, Fábio Caramuru, Cynthia Priolli, Carlos Roberto Oliveira, … , Luiz Fernando Garcia, Jairo Grossi, foto de junho de 1972, MASP