Fábio Caramuru Sesc São Carlos

Fábio Caramuru no Sesc São Carlos

Tom Jobim 90 | Fábio Caramuru, piano

 

Neste programa, dividido em três blocos sem intervalo, o pianista Fábio Caramuru tece um panorama representativo da música de Tom Jobim (1927-1994), em arranjos próprios para piano. Cada bloco é apresentado como se fosse uma suíte, precedida de aberturas, com obras do francês Claude Debussy (1862/1918) e do brasileiro Heitor Villa-lobos (1887-1959), compositores que influenciaram fortemente a linguagem de Jobim. A apresentação faz parte de uma série de concertos realizada em 2017 sob curadoria de Camila Fresca.

Fábio Caramuru vem se dedicando à pesquisa e interpretação da obra de Tom Jobim há duas décadas. O compositor carioca foi o tema de seu mestrado na Escola de Comunicações e Artes da USP, bem como do CD duplo Tom Jobim | piano por Fábio Caramuru e de inúmeras apresentações que o pianista vem realizando como solista e com orquestras, em diversas cidades brasileiras e do exterior.

O programa oferece uma ampla amostra da diversidade de gêneros e estilos da obra do compositor carioca, tais como Valsa (Valsa romântica, primeira obra de Jobim, com forte influência da música francesa), Bossa nova (Desafinado), Samba-canção (Falando de amor), Canção (Amparo, Lígia, Dindi) Toada (Sabiá, A correnteza), Choro (Flor do mato, Choro, Meu amigo Radamés), Afro-samba (Água de beber) e Baião (Quebra-pedra).

Programa

I

Debussy | Sarabande (Suite pour le piano)

Tom Jobim | Valsa romântica (Imagina) / Desafinado / Falando de amor / A correnteza / Marina del Rey / Two kites

II

Villa-Lobos | Coral das Bachianas Brasileiras nº 4

Tom Jobim | Ligia / Flor do mato / Sabiá / Meu amigo Radamés / Água de beber / Passarim

III

Villa-LobosDança das Bachianas Brasileiras nº 4

Tom Jobim | Dindi / Amparo / Choro / Chovendo na roseira / Quebra-pedra