Fábio Caramuru apresenta EcoMúsica & Tom Jobim

Programa SESC ao Vivo, 24 de agosto de 2020, 19h

Dindi – Tom Jobim
Choro –Tom Jobim
Cigarra – Fábio Caramuru
Two kites – Tom Jobim
Sapo-cururu – Fábio Caramuru
A correnteza – Tom Jobim
Araponga – Fábio Caramuru
Água de beber – Tom Jobim
Uirapuru – Fábio Caramuru
Wave  – Tom Jobim
Anu-branco – Fábio Caramuru
Quebra-pedra – Tom Jobim
Araras – Fábio Caramuru
Sabiá – Tom Jobim
Sabiá – Fábio Caramuru
Hidorigamo – Fábio Caramuru
Komadori – Fábio Caramuru
Hototogisu – Fábio Caramuru
Tangará – Fábio Caramuru
Chovendo na roseira – Tom Jobim
Quero-quero – Fábio Caramuru
Meu amigo Radamés – Tom Jobim
Harpia – Fábio Caramuru
Desafinado  – Tom Jobim

Nesse concerto, o pianista e compositor Fábio Caramuru apresenta um mescla de músicas de três de seus álbuns: “Tom Jobim – Piano por Fábio Caramuru”, “EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira” e “EcoMúsica | Aves”. Para assistir, acesse: http://youtube.com/sescsp ou http://instagram.com/sescaovivo

Fábio Caramuru, #emcasacomsesc Fábio Caramuru, Sesc, agosto de 2020
Fábio Caramuru, #emcasacomsesc Fábio Caramuru, Sesc, agosto de 2020
Programação #emcasacomsesc Fábio Caramuru, Sesc, agosto de 2020
Programação #emcasacomsesc Fábio Caramuru, Sesc, agosto de 2020

Fábio Caramuru

Fábio Caramuru foi o último aluno brasileiro de Magda Tagliaferro a se aperfeiçoar em Paris, com bolsa do governo francês, na década de 1980. Ganhou diversos prêmios no Brasil, destacando-se o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1991. Apresenta-se regularmente no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Ásia e Europa, em recitais solo e com orquestra. É mestre pela ECA-USP, onde pesquisou a obra de Tom Jobim.

Após dedicar-se por muitos anos ao repertório tradicional e brasileiro, sobretudo a arranjos e gravações da música de Tom Jobim, Caramuru passou a desenvolver também, desde o ano de 2003, um trabalho autoral, com o lançamento dos álbuns Moods Reflections Moods e Bossa in the Shadows.

Desde 2015 vem intensificando sua atuação à frente do projeto autoral EcoMúsica, no qual interage com os sons de diversos bichos em gravações de  áudio e em videos que retratam a natureza.

Possui 11 álbuns, destacando-se os mais recentes lançados no Japão pelo selo Flau, EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasiliera, EcoMúsica | Aves (com aves do Japão), Tom Jobim- Piano por Fábio Caramuru e o infantil Dó Ré Mi Fon Fon.

O projeto EcoMúsica

O projeto “EcoMúsica” vem sendo desenvolvido pelo pianista e compositor Fábio Caramuru desde 2013. Trata-se de uma iniciativa pioneira, dedicada à natureza brasileira, unindo, de forma inventiva e instigante, música e sons da natureza, com uma importante missão de alerta para a preservação do meio ambiente. Seguindo o conceito do projeto, foram produzidos os álbuns “EcoMúsica Conversas de um piano com a fauna brasileira” (2015) e “EcoMúsica Aves” (2018), dedicado a 20 aves do Japão (2018), os vídeos “Cigarra”, “Tico-tico”, “Bem-te-vi”, “Harpia”, “Araras”, “Hidorigamo” e “Mata Atlântica” (todos disponíveis no YouTube), os “Concertos EcoMúsica” no Auditório Ibirapuera, SESC, SESI, CCBB, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Sala São Paulo, além de turnês no Japão e no Canadá.

O estilo pianístico único de Fábio Caramuru é um misto de técnicas de composição clássica com um ar contemporâneo. Para o repertório EcoMúsica, os principais materiais temáticos são extraídos dos cantos de pássaros e de sons da natureza, moldados em elaboradas paisagens sonoras ao piano.

Fábio Caramuru e Tom Jobim O pianista vem pesquisando a obra de Tom Jobim desde 1996, quando lançou seu primeiro álbum, Tom Jobim Piano Solo, tendo desenvolvido também, em 1998, sua dissertação de mestrado na Escola de Comunicações e Artes da USP, sobre aspectos da interpretação da obra do compositor. Em 2007, lançou o CD duplo Tom Jobim – Piano por Fábio Caramuru, relançado em 2017 pelo selo japonês Flau. Caramuru tem apresentado a obra de Jobim no Brasil e em diversos países do mundo, realizando concertos solo e com orquestras, com gravações para rádios e canais de TV.