No espetáculo EcoMúsica | Conversas de um piano, o pianista Fábio Caramuru apresenta um rico roteiro de diálogos entre o piano e os sons de diversos animais, como aves, insetos e um anfíbio. O resultado é um amplo registro sonoro que conta com a sincronia entre a música executada ao vivo e os sons captados na natureza, utilizando gravações da Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV, da Unicamp). Imagens de diversos animais serão projetadas em telão e integram a cenografia do concerto.

Com diversos álbuns gravados, Caramuru tem feito recitais em espaços como a Sala São Paulo, o Memorial da América Latina, o Centro Cultural São Paulo. Em abril e mail de 2017, realizou uma turnê no Japão para divulgar a obra de Jobim e a terceira edição do CD EcoMúsica, lançada exclusivamente na terra do sol nascente.

SERVIÇO
Local | Teatro do Sesi Mauá
Av. Presidente Castelo Branco, 237, Zaira
23 de junho de 2017 | sexta-feira | 20h

 

Projeto EcoMúsica

Em setembro de 2016, o CD EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira foi lançado com bastante sucesso de vendas pelo selo Flau no Japão. Nos meses de maio e abril de 2017, Fábio Caramuru fez uma turnê pelo Japão, apresentando-se em oitos cidades por todo o país.

O trabalho homenageia a natureza brasileira e traz o piano de Caramuru e os sons dos animais sendo operados no mesmo status, em tempo real, indo além do conceito de solo/acompanhamento, podendo ser observados nos onze temas autorais do concerto diferentes procedimentos de criação musical, tais como imitação, contraste, contraponto, melodia acompanhada, atonalismo, referências modais, blues, jazz, entre outros.

No dia 28 de maio foi ao ar uma entrevista com o pianista, na TV Cultura: