Direção artística de Fábio Caramuru

Apresentações – gratuitas – acontecem na Caixa Cultural

Entre os dias 16 e 20 de novembro, em São Paulo, nove pianistas brasileiros apresentam-se na Caixa Cultural para lembrar Magda Tagliaferro, um dos nomes mais importantes da história da música clássica do século XX, falecida há 25 anos (1893-1986). Com direção artística de Fábio Caramuru, a série Concertos Magda Tagliaferro terá, além dos recitais, uma mesa redonda sobre a trajetória da artista. Todos os eventos terão entrada franca. A realização é da Echo Promoções Artísticas.

Dos nove convidados, seis são ex-alunos da pianista: além do próprio Caramuru – último brasileiro a estudar com Magda Tagliaferro como bolsista em Paris –, também estarão no palco Flavio Varani, Gilberto Tinetti, Eva Gomyde, Analaura de Souza Pinto e Eudóxia de Barros.

Além deles, a programação traz ainda três pianistas de expressiva representatividade na cena musical atual e que, cada um a seu estilo, dá continuidade ao legado da homenageada. São eles: Ronaldo Rolim, Karin Fernandes e Marco Antonio Bernardo.

“Essa série de concertos é uma forma de retribuir à Magda Tagliaferro tudo o que ela nos proporcionou. Para mim, particularmente, por ter sido seu último aluno bolsista na França, prestar essa homenagem é algo mais do que especial”, afirma Fábio Caramuru, que deu aos artistas autonomia para escolherem os programas dos recitais. Ele também conseguiu vídeos inéditos de apresentações de Magda Tagliaferro em solo francês – que serão exibidos durante o mês de novembro no hall da Caixa Cultural.

CONCERTOS MAGDA TAGLIAFERRO

De 16 a 20 de novembro
Local: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – São Paulo
Capacidade: 100 lugares

Mais informações: (11) 3221-4400 ou
Site da Caixa Cultural

ENTRADA FRANCA
Livre para todos os públicos
Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência.

Programação

O jovem pianista Ronaldo Rolim abre o ciclo no dia 16 de novembro, às 18h, com obras de Isaac Albéniz e Franz Liszt. Rolim, ex-bolsista da Fundação Magda Tagliaferro, foi aluno de Flavio Varani (que o lançou nos EUA), que também se apresenta no mesmo dia, às 19h30, com um recital dedicado à Frédéric Chopin.

Já no dia 17 de novembro, Eva Gomyde combina peças de sua autoria a de compositores como Noel Rosa e Egberto Gismonti, às 18h. Em seguida, às 19h30, é a vez de Marco Antonio Bernardo apresentar o programa “Choros Famosos”, lembrando Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Donga, Sinhô e Pixinguinha, entre outros.

O terceiro dia de programação, 18 de novembro, terá Karin Fernandes e Eudóxia de Barros, às 18h e 19h30, respectivamente. Karin vai dedicar seu programa aos compositores Claudio Santoro e Edmundo Villani-Cortês. Eudóxia, por sua vez, interpretará sete obras do compositor húngaro Franz Liszt.

Mozart, Schumann, Debussy, Villa-Lobos e Stravinsky são as escolhas de Analaura de Souza Pinto, que abre os recitais de 19 de novembro, às 18h, lembrando composições inspiradas em temas infantis. Às 19h30, Fábio Caramuru interpreta obras de Villa-Lobos, Tom Jobim, Francis Hime e de sua autoria. Por fim, no dia 20 de novembro, às 17h, Gilberto Tinetti encerra a programação artística da série, com o recital “Vários Momentos da Sonata – Mozart, Beethoven e Ravel”.

No dia 20 de novembro, às 20h30, acontece a Mesa Redonda sobre Magda Tagliaferro, com participação de Gilberto Tinetti, Flavio Varani e Fábio Caramuru.

Pianistas Convidados

Ronaldo Rolim
Participante do documentário Magda Tagliaferro: O Mundo dentro de um Piano, de Norma Bengel, o jovem pianista é fruto da Fundação Magda Tagliaferro. Foi vencedor do Grande Concurso de Pianistas em 2005 e logo depois transferiu-se para os EUA, onde estudou na Oakland University. Vem se destacando como um importante nome da nova geração e realiza recitais solo pela Holanda, México e Estados Unidos.

Flavio Varani
Vencedor do Detroit Music Award como “instrumentista clássico do ano” e da Chopin International Competition, iniciou sua carreira aos oito anos, tocando ao lado da OSB, sob regência de Eleazar de Carvalho. Estudou com Magda Tagliaferro em Paris, como bolsista do governo francês e consagrou-se como concertista na França, Japão, Alemanha, EUA e Canadá. É professor residente na Universidade de Oakland (EUA).

Eva Gomyde
Nascida em família musical, estudou piano clássico na Escola Magda Tagliaferro e foi aluna de Amilton Godoy, Nelson Ayres e Osvaldo Lacerda. Pianista, arranjadora e compositora, desenvolve um trabalho de piano solo voltado à MPB. Em parceria com o pianista Carlos Roberto Oliveira, já lançou CD e DVD com temas brasileiros e influência de jazz. Também gravou o álbum “Plural”, com músicos da Banda Mantiqueira.

Marco Antonio Bernardo
Diretor de corais, arranjador, maestro preparador e pianista, transita entre os repertórios clássico e popular. Com dedicação especial ao choro (idealizou e apresentou o programa “Contando o Choro”, da Rádio Cultura AM), tem em sua discografia álbuns como “Homenagem a Canhotinho”, “Encores” (para piano solo) e a integral para piano da obra de Radamés Gnattali, entre outros títulos.

Karin Fernandes
Já recebeu mais de 20 prêmios, dentre eles o Prêmio Eldorado de Música. Integra o Trio Puelli e já foi solista ao lado da OSESP e da Sinfônica de Campinas, além de ter participado dos festivais Música Nova, Brasil Instrumental, Oxford Philomusica (Inglaterra) e da Cidade do Porto (Portugal). Ainda em 2011, lança dois álbuns: um com o Baqte Ensemble e outro solo, dedicado à obra Edson Zampronha.

Eudóxia de Barros
Suas interpretações, que vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda e de Bach a Chopin, já foram registradas em álbuns e DVDs, acumulando críticas elogiosas em sua extensa e uma série de prêmios. Paulistana, já se apresentou na França, Suiça, Inglaterra e EUA. Recebeu a Comenda do Mérito Anhanguera, mais alta condecoração do Governo do Estado de Goiás e o prêmio APCA de “melhor recitalista”.

Analaura de Souza Pinto
Pianista e membro fundador da Orquestra Sinfônica do Paraná, possui uma intensa atividade e longa experiência em música de câmara. Estudou na Escola Magda Tagliaferro e com Gilberto Tinetti na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Atua há mais de 25 anos como solista sob regência de renomados maestros como Alceo Bocchino, Osvaldo Colarusso, Jamil Maluf e Andrea di Melle.

Fábio Caramuru
Último aluno brasileiro de Magda Tagliaferro em Paris, ganhou inúmeros prêmios, incluindo o APCA e, com 20 anos de idade, o Concurso Jovens Solistas da OSESP. Desenvolve, como solista, recitalista e arranjador, um trabalho musical versátil no repertório erudito, popular e autoral. Tem sete CDs lançados. Vem se apresentando pelo Brasil, EUA e Europa. Em dezembro de 2011, representará o Brasil como solista da Filarmônica de Bruxelas no Festival Europalia Brasil, na Bélgica.

Gilberto Tinetti
É considerado um dos melhores cameristas brasileiros. Sua carreira vem se desenvolvendo há mais de quatro décadas de intenso trabalho e dedicação. Desde que venceu o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, na Áustria, vem se apresentando por toda Europa, América Latina e EUA. No Brasil, vem atuando com as mais importantes orquestras e realizando inúmeros recitais.

Patrocínio | Caixa Econômica Federal