Destaque da nova geração de musicistas francesas, a pianista Marylin Frascone é atração de um concerto, dia 5 de maio, às 21h, no Sesc Vila Mariana, em comemoração ao Ano da França no Brasil. Frascone irá tocar peças de Mozart (“Fantasia K 397”), Beethoven (“Fantasia, op. 77”), Scriabin (“Fantasia, op. 28”), Schumann (“Fantasia, op. 17”) e Bizet/ Horowitz (“Fantasia Carmen”). O maestro Júlio Medaglia fará comentários nos intervalos.

Clássicos Franceses - Ano da França no Brasil - 2009 - Aliança Francesa
Clássicos Franceses – Ano da França no Brasil

Dia 1 de setembro, também às 21h, no Sesc Vila Mariana, será a vez da violinista Fanny Clamagirand, acompanhada da pianista Vanya Cohen. Empunhando um violino Matteo Goffriller de 1700, Fanny, uma parisiense de 25 anos de idade que venceu o concurso Fritz Kreisler, em Viena (Áustria), faz música de câmara ao lado da pianista Vanya Cohen, monegasca de 29 anos, que foi aluna do russo Lazar Berman (1939-2005). Variado, o programa vai do frescor clássico e da transparência da “Sonata Primavera”, de Beethoven, à “Sonata Désésperance”, de Villa-Lobos, passando pelas “Cinco Melodias”, de Prokofiev, além da “Sonata para Violino e Piano”, do belga César Franck.

Clássicos Franceses - Ano da França no Brasil - 2009 - Aliança Francesa - Marylin Frascone
Clássicos Franceses – Ano da França no Brasil – 2009 – Aliança Francesa – Marylin Frascone

Dia 10 de novembro, também às 21h, no Sesc Vila Mariana, encerrando a série de concertos, teremos a violinista Maud Lovett, acompanhada da irmã, a pianista Anne Lovett. As jovens musicistas apresentarão obras contemporâneas, incluindo músicas do compositor Astor Piazzolla.

A série de apresentações será realizada em parceria com a Aliança Francesa de São Paulo, sob coordenação de Ligia Ferreira, diretora cultural da instituição, e com direção artística de Fábio Caramuru. O projeto teve patrocínio das empresas BNP Paribas, Société Générale e Saint-Gobain.